Olhar para o espelho e sorrir. Um ato que para a maioria das pessoas vem com naturalidade, não é algo fácil de ser atingido pelos pacientes que têm alguma deformidade craniofacial. O Hospital Sobrapar Crânio e Face trabalha para que cerca de 300 pessoas, a maior parte delas crianças, possam voltar a sorrir novamente. Apesar de ser uma entidade privada, o hospital é filantrópico e depende, em boa parte, da doação de pessoas físicas e jurídica para se manter. “O hospital é um dos poucos que prestam esse tipo de atendimento no Brasil e por isso nossa demanda aumenta cada vez mais. A complexidade dos procedimentos é cada vez maior, somos um centro de referência" , explica a presidente Vera Lucia Adami Raposo do Amaral. Para dar conta dessa demanda, o hospital irá colocar no ar, entre 1 a 30 de junho, uma grande campanha nos principais veículos de comunicação de Campinas e região.
O centro da campanha é o mascote do hospital, criado pelo premiado cartunista do Correio Popular Dalcio Machado. “Fiz uma imersão e fiquei pensando 24 horas. Fiz bonequinhos com o corpo inteiro, essa coisa de mascote que a gente vê por ai, mas queria fazer algo diferente, chamar a atenção das pessoas. Foi aí que tive a ideia de não mostrar o personagem em si. Porque a felicidade está em qualquer gênero”, conta.
A presidente da Sobrapar diz que Dalcio conseguiu captar a essência do que é feito no hospital. “Procuramos devolver a esperança, felicidade, bem-estar para uma criança que nasceu com uma deformidade de face”, afirma.
Vera conta que desde o ano passado o hospital começou a fazer cirurgias de reconstrução total de orelha e de mãos. “Hoje temos uma demanda muito grande para reconstrução total de orelha e as cirurgias na mão aumentaram muito”, disse.
Por isso, a ideia da campanha é tornar o hospital conhecido e incentivar a participação da população com doações. “Esta é uma importante iniciativa para divulgar a instituição e mobilizar a sociedade em prol do trabalho realizado. Queremos ampliar o número de cirurgias e, assim, beneficiar mais pessoas para que vençam as barreiras da discriminação em um mundo cada vez mais exigente”, diz a presidente.
Assim como Dalcio, a produtora Studio Eletrônico, a agência Soma Criativa e a agência C&M Propaganda doaram integralmente seu trabalho para a campanha.
Um filme de 30 segundos foi criado, além do spot de rádio e as peças veiculadas em mídia impressa e digital.
As crianças pacientes do Sobrapar participaram da gravação do comercial de TV.