CULTURA POPULAR

Festa do Boi Falô volta após dois anos em Barão Geraldo

Em sua 26ª edição, celebração preserva uma lenda genuinamente campineira

Edimarcio A. Monteiro
15/04/2022 às 10:37.
Atualizado em 15/04/2022 às 10:37

A tradicional festa do Boi Falô, de Barão Geraldo (Cedoc)

A tradicional festa do Boi Falô será retomada hoje, no distrito de Barão Geraldo, depois de ter sido suspensa nos últimos dois anos em virtude da pandemia de covid-19. A 26ª edição buscará resgatar a participação da comunidade na divulgação e preservação de uma lenda genuinamente campineira. 

O início será às 10h, na Praça do Coco, com a participação de 30 artistas e um contador de história, além da realização de feira de artesanato. “Há várias versões sobre a lenda do Boi Falô e os artistas apresentarão essas versões”, explica o diretor de Cultura de Campinas, Gabriel Repassi. 

As apresentações na Praça do Coco, acrescenta, estão abertas a outros grupos que desejem mostrar suas variantes diferentes do conto, mesmo não estando previstos na programação oficial. “Eles também podem nos procurar para participar de edições futuras”, completa.

Uma das novidades deste ano é a de que a cabeça de boi empalhada, que simbolizava a festa e era usada para tirar fotos, por exemplo, deixará de ser utilizada. Ela será substituída por uma estrutura feita com artesanato. De acordo com Repassi, a medida foi tomada para evitar polêmicas “em respeito ao animal”. 

“A Festa do Boi Falô envolve muita gente do distrito para a sua realização, entre escolas, artistas, moradores mais velhos e aqueles que estão há pouco tempo por aqui. A gente vê que é muito forte a vontade de manter viva essa lenda”, afirma o diretor de Cultura. 

A festa é considerada a maior celebração popular de Barão Geraldo e integra o Calendário Oficial do Município de Campinas desde 1996. A decoração da festa foi produzida pelo grupo Entre Fios e Memórias do Coletivo Casarão. 

A lenda do Boi Falô narra sobre um caboclo de uma fazenda, funcionário ou escravizado, que teria sido obrigado a, em uma Sexta-feira Santa, trabalhar no campo. Ao chegar ao pasto para lidar com a boiada, um animal falou: “Hoje não é dia de trabalhar! Hoje é dia de Nosso Sinhô Jesus Cristo!”.

Assustado, ele fugiu do local, mas foi obrigado a voltar acompanhado pelo capataz, que não acreditou na sua história. Diante dos dois, o boi voltou a falar e a repetir a frase. A festa está prevista para durar até as 15 horas.

Lavagem da escadaria 

Pelo segundo ano consecutivo, a tradicional Lavagem da Escadaria da Catedral será virtual e realizada em frente ao Palácio dos Jequitibás, sede da Prefeitura, na Avenida Anchieta. O evento será amanhã (16), a partir das 10h, e transmitida pelas redes sociais da Administração municipal, Instagram - @prefcampinas – e Facebook - @prefeituradecampinas.

A Lavagem da Escadaria é realizada desde 1985 pelas Mães Corajacy e Dango, religiosas do candomblé de Nação Angola, todo Sábado de Aleluia. Porém, a cerimônia foi suspensa em 2020 por causa das orientações sanitárias de combate à pandemia de covid-19. 

De acordo com o diretor de Cultura, a transmissão ainda este ano será virtual porque, quando a programação foi feita, não se sabia como ficariam as regras de proteção sanitária contra a pandemia. Quando as proibições caíram, não havia como retornar à Catedral e adotar as medidas proteção adequadas à segurança da mães de santo, que são idosas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por