Cerimônia do Dia do Exército Brasileiro: ações nas ruas e proximidade com a sociedade (Rodrigo Zanotto/Especial para AAN)
Uma solenidade cívico-militar especial realizada na manhã de sexta-feira (19) na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas, marcou o Dia do Exército Brasileiro. Além dos alunos e convidados, o evento também contou com a presença de soldados e oficiais do comando da 11 Brigada de Infantaria Leve (Brigada Anhanguera). O momento serviu ainda para que fossem entregues medalhas e condecorações a militares da guarnição.
Atualmente, as tropas da região treinam para a possibilidade de ajudar na garantia da segurança dos grandes eventos que começam a partir de agora no País, como a Copa das Confederações, em junho, a Copa do Mundo de 2014 e, mais futuramente, as Olimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016.
Além disso, cerca de 800 soldados começam a ser treinados, a partir de agosto, para mais uma missão humanitária no Haiti, marcada para ocorrer em novembro. Este será o 19 contingente enviado, em forma de rodízio, para aquele país em grave situação social. O Brasil faz parte das Forças Internacionais de Manutenção da Paz da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Atuamos na necessidade da adaptação da força terrestre com a atual situação do Brasil e do mundo e, com isso, o Exército está cada vez mais próximo da sociedade”, afirmou o general José
Eduardo Pereira, comandante da 11ª Brigada. “Nós participamos das nossas missões
constitucionais e, entre elas, temos apoiado a população e o desenvolvimento nacional.
A própria Brigada aqui de Campinas tem realizado ações que chamamos de subsidiárias e, entre elas, está o apoio à garantia da lei e da ordem. Ao longo do ano passado, tivemos uma participação bastante significativa na força de pacificação do Rio de Janeiro, por exemplo. No momento, estamos iniciando os nossos treinamentos para a possibilidade de nosso emprego na segurança dos grandes eventos que deverão ocorrer neste ano e no ano que vem”, acrescentou.
O dia 19 de abril é lembrado como o Dia do Exército Brasileiro porque remete à Batalha dos Guararapes, ocorrida nesta mesma data, em 1648. Na ocasião, brasileiros nativos — brancos, negros, índios e mestiços — pela primeira vez reuniram forças de forma organizada para combater invasores estrangeiros em território nacional. Na ocasião, o objetivo era expulsar os holandeses de Pernambuco. “É o dia que marca o nascimento de nossa força terrestre”, ressalta o general Pereira. Atualmente, a 11ª Brigada é composta por mais de quatro mil homens, dispostos em Campinas e em outras cidades da região.