IN NATURA

Estação Cultura sedia feira agroecológica até amanhã

O evento começou às 10h de ontem e vai até às 18h de domingo

Da Redação
25/05/2024 às 16:01.
Atualizado em 25/05/2024 às 16:01
Hortifrútis são produzidos por assentados do MST das regiões de Campinas e São Paulo; evento que vai até as 18h de domingo também conta com produtos industrializados feitos por cooperativas e associações (Kamá Ribeiro)

Hortifrútis são produzidos por assentados do MST das regiões de Campinas e São Paulo; evento que vai até as 18h de domingo também conta com produtos industrializados feitos por cooperativas e associações (Kamá Ribeiro)

A Estação Cultura, em Campinas, recebe de sexta-feira, 24, até o domingo, dia 26, uma feira agroecológica com produtos in natura e industrializados produzidos por assentados e por cooperativas e associações ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

O evento é realizado pelo MST e tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. A feira começou às 10h de ontem e vai até às 18h de domingo. As barracas terão hortifrútis produzidos de forma agroecológica por assentados das regiões de Campinas e da Grande São Paulo.

Também serão comercializados produtos industrializados feitos por cooperativas e associações, como derivados de mel, fitoterápicos, fitocosméticos, café, doces, compotas e temperos. A Coapar, cooperativa da região de Andradina, vai oferecer os produtos derivados do leite da marca Melhor do Campo, como as variedades de iogurtes e queijos.

A marca Gelado do Campo, que produz sorvetes a partir de frutas produzidas em assentamentos, também estará na Feira. Além dos produtos, a programação cultural conta com nomes como Francisco, El Hombre, Tita Reis, Cacique & Pajé, Sandália de Prata, Lirinha, Comunidade Jongo Dito Ribeiro, Glautins Matuá e Cupinzeiro, além de outros artistas.

A programação ainda conta com oficinas, seminários e debates. De acordo com o MST, a feira que acontecerá na Estação Cultura homenageia Neusa Paviato, uma militante histórica do MST em São Paulo. Neusa ingressou no Movimento ainda nos anos 90, a partir da ocupação do Horto Boa Sorte, em Restinga (SP).

Incansável na luta por Reforma Agrária, se dedicou à organização das mulheres sem terra, ao fortalecimento da agroecologia e contribuiu na construção e consolidação de assentamentos rurais e cooperativas por todo o Estado. Sempre defendeu e trabalhou para a realização de uma feira estadual da Reforma Agrária.

O objetivo da feira é promover um amplo espaço de debates com a sociedade sobre a questão agrária no estado de São Paulo. Ela se coloca como um instrumento da luta pela terra a partir do acesso aos alimentos saudáveis e por dar visibilidade ao trabalho de milhares de famílias beneficiadas pela Reforma Agrária através da luta pela terra.

A feira, portanto, tem o intuito de facilitar o acesso a comida de verdade, debates políticos, arte e cultura. A Estação Cultura fica localizada na Praça Mal. Floriano Peixoto, no Centro de Campinas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por