Cruzamento das vias Ruy Rodriguez, Maria Cartezani e Joaquim Lacerda Coelho ocupa a 48ª posição no ranking de pontos críticos (Alessandro Torres)
Os motoristas que trafegam pela Avenida Ruy Rodrigues devem ficar atentos ao limite de velocidade e ao respeito ao semáforo vermelho. Um novo radar foi instalado no sentido bairro-centro e entrará em operação a partir do próximo dia 18. A medida, implementada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), tem como objetivo primordial reforçar a segurança viária, principalmente em relação ao respeito ao semáforo vermelho, ao cumprimento do limite máximo de velocidade e à segurança dos pedestres durante as travessias. O radar está localizado no cruzamento com a Avenida Professora Maria Julieta Godoi Cartezani, no Bairro Vila Palácios, região do distrito do Ouro Verde.
Conforme informações do Boletim Mensal Informativo de Óbitos no Trânsito, elaborado pela Emdec, o cruzamento das vias Ruy Rodriguez, Professora Maria Julieta de Godoi Cartezani e Joaquim Lacerda Coelho ocupa a 48ª posição no ranking de pontos críticos, considerando a classificação dos locais de sinistros de trânsito por Unidade de Padrão de Severidade (UPS) no período acumulado de 2018 até dezembro de 2023. Durante esse intervalo, foram registradas 31 ocorrências no local, sendo 13 acidentes sem vítimas, 16 acidentes com vítimas não fatais e dois atropelamentos sem óbitos.
O equipamento, instalado no sentido bairro-centro da via, entrará em operação em 18 de março e terá como foco a fiscalização do avanço do sinal vermelho, a parada sobre a faixa de pedestres e o cumprimento do limite máximo de velocidade, fixado em 50 km/h. O local foi devidamente sinalizado, e uma faixa informativa foi colocada para alertar os condutores sobre a presença do radar e o início da fiscalização.
No ano de 2023, a Avenida Ruy Rodriguez liderou em número de solicitações da população à Emdec para a implantação de radares. O trecho onde o equipamento foi instalado apresenta elevado fluxo de veículos e pedestres.
Na região, estudos técnicos da Emdec revelaram um alto índice de desrespeito à sinalização semafórica (avanço do sinal vermelho), prática de excesso de velocidade, travessia de alunos da Escola Estadual Dr. Antônio Pires Barbosa, travessia de usuários do transporte público coletivo, área próxima a ponto de parada de ônibus e alto risco de atropelamento.
O equipamento que entra em operação foi realocado do cruzamento das avenidas Guilherme Campos com Wagner Samara, que apresenta índices estáveis de segurança viária. Com essa mudança, Campinas mantém 144 pontos de fiscalização eletrônica nas ruas e avenidas, visando assegurar o cumprimento das normas de trânsito, essenciais para a segurança viária.
O excesso de velocidade e o avanço do sinal vermelho são duas infrações de trânsito que colocam diretamente em risco a segurança viária, com consequências potencialmente fatais. Em 2023, o excesso de velocidade foi identificado como o principal fator de risco, responsável por acidentes na malha urbana do município.
Portanto, além da preocupação com o desrespeito ao sinal vermelho, a instalação do radar também está relacionada diretamente à equação velocidade x distância necessária para a frenagem total do veículo. A 60 km/h, um motorista percorre 29 metros para reagir e 33 metros para parar totalmente após acionar os freios, totalizando 62 metros. A 50 km/h, a reação do condutor consome 21 metros, e a frenagem, 21 metros, totalizando 42 metros para a frenagem total. A 40 km/h, a distância para parar o veículo é de 26 metros, sendo 14 metros para a reação do condutor e mais 12 metros para a frenagem total. As distâncias percorridas e as reações do condutor dependem do tipo de superfície da via, das condições climáticas, da idade do condutor e do estado do veículo.
ESTRADA DA RHODIA
Durante essa semana, a Emdec também intensificou o monitoramento da circulação na região da Estrada da Rhodia, em Barão Geraldo. Uma operação de trânsito foi iniciada na última segunda-feira e prossegue até amanhã, dia 8, no período da manhã. Entre 6h e 8h30, o fluxo de veículos no cruzamento da Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, desde a Rua do Sol até o semáforo localizado na Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, está sendo observado. O objetivo é estudar medidas para ampliar a fluidez do trânsito no local.
A medida foi tomada depois que população daquela região relatou um movimento muito intenso de veículos. O semáforo localizado no cruzamento da Estrada da Rhodia com a Rua Giuseppe Máximo Scolfaro recebeu ajustes nos tempos semafóricos. A fase verde foi priorizada para os veículos que trafegam em direção ao eixo da Avenida Albino José Barbosa de Oliveira. A medida resultou na ampliação da fluidez viária.
O cruzamento da Rua Giuseppe Máximo Scolfaro conta com "semáforos inteligentes", com uma câmera de detecção de fluxo veicular que otimiza a fase verde com base na demanda veicular.
As equipes da Emdec observam se interferências momentâneas na rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332) estão injetando, pontualmente, mais fluxo de veículos na Estrada da Rhodia. A região recebe muitos estudantes do Distrito de Barão Geraldo, movimentação que se intensifica com o retorno das aulas. Além disso, a circulação é impactada pelo aumento do número de condomínios residenciais na região.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.