Secretaria de Serviços Públicos fará o paisagismo do local; 50 esferas colocadas para separar espaço destinado aos ciclistas serão trocadas por floreiras
Segundo a Prefeitura, a próxima etapa contemplará a implantação do projeto paisagístico e renovação da "Estação Expedicionários": via recebeu, entre outras melhorias, nova pavimentação e ciclovia (Kamá Ribeiro)
A primeira fase das obras de requalificação da Avenida Campos Sales, que tiveram início em janeiro do ano passado como parte do Plano de Requalificação da Área Central de Campinas (PRAC) e de Resgate de Espaços Públicos, chegou ao fim. Nesta etapa da obra, realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), a via recebeu nova pavimentação, uma faixa exclusiva com piso rígido (que tem grande capacidade de absorver o peso dos veículos) para os ônibus e novos abrigos para os pontos de parada, no mesmo estilo daqueles empregados na Avenida Francisco Glicério. Todas as placas e pinturas no solo também foram refeitas.
Agora, sob o encargo da Secretaria de Serviços Públicos, começa a implantação do projeto paisagístico da avenida. Essa etapa, de acordo com a Prefeitura, só pôde começar neste momento em virtude do término das obras de readequação. Mudas, plantas, novas lixeiras e bancos já foram comprados e os vasos estão em processo de aquisição e receberão as plantas assim que elas estiverem prontas para o replantio, porém, de acordo com a Secretaria, ainda não há data prevista para a instalação de todos estes aparelhos.
Segundo a Prefeitura, quando o paisagismo começar a ser implantado, cerca de cinquenta das esferas colocadas para separar o espaço destinado os ciclistas daquele reservado aos automóveis serão substituídas por floreiras. As demais, no entanto, deverão continuar no mesmo local onde hoje se encontram, uma vez que, de acordo com a Administração, “os motoristas já estão se habituando a elas”.
Além das já reformas já citadas, a Emdec construiu na Campos Sales baias de estacionamento para facilitar o acesso ao comércio da região e refez toda a iluminação com lâmpadas de LED, também usadas nos novos semáforos instalados. A Campos Sales passou ainda por obras de geometria para redesenhar a sua configuração e ganhou uma ciclofaixa. Ao lado dela, estão instaladas as esferas que separam o espaço dos ciclistas e dos veículos.
A Emdec disponibilizou também um novo calçamento utilizando piso intertravado (indicado para áreas de alto tráfego) e passeios com piso podotátil (utilizado em áreas de grande circulação para guiar pessoas com deficiência), bem como novas rampas que priorizam a acessibilidade e o enterramento dos cabos de telefonia e internet existentes no local, “dando um visual mais limpo à avenida”, segundo a empresa.
As obras contaram com investimentos da ordem de R$36 milhões, sendo R$6 milhões de recursos municipais, R$14 milhões da Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp) e R$16 milhões da CPFL Paulista.
OBRA EM ESTAÇÃO
Em paralelo, a Emdec segue para realizar a obra de revitalização da estação de ônibus da Avenida dos Expedicionários, que faz parte do “Programa de Revitalização de Terminais”.
As intervenções serão feitas na plataforma de embarque e desembarque para tornar a circulação e o posicionamento dos ônibus mais eficientes e para trazer uma nova configuração para a movimentação dos pedestres. Além disso, de acordo com a Prefeitura, todo o calçamento será trocado.
Ao ser questionada sobre quanto tempo ainda será necessário para que o projeto “Viva Campos Sales” seja finalizado, com a implantação de todo o paisagismo e revitalização da Estação Expedicionários, a Emdec confirmou a conclusão das obras sob sua responsabilidade na Campos Sales e disse que as que acontecerão na Estação Expedicionários são um "plus", ou seja, algo a mais. Neste caso, a expectativa é por uma conclusão ainda neste ano, no segundo semestre.
JOSÉ PAULINO
Outra rua que já está passando por um processo de requalificação urbana é a José Paulino. Atualmente, segundo a Emdec, as obras estão concentradas no calçamento da via (com interdição parcial do tráfego) no trecho entre a Avenida Orosimbo Maia e a Rua Barreto Leme.
As obras começaram em novembro do ano passado. Depois de finalizadas as reformas, pedestres, ciclistas e motoristas deverão contar com o recapeamento do asfalto, novas placas e pinturas no solo, substituição do pavimento (e alargamento) das calçadas por piso intertravado e a implantação de piso podotátil, bem como, rampas de acessibilidade e botoeiras sonoras, que nada mais são do que dispositivos que emitem sinais sonoros, visuais e vibratórios de localização, advertência ou instrução para auxiliar a travessia de pedestres.
Além disso, serão implantadas novas paradas de ônibus com abrigos e a via deve receber novos bancos, lixeiras, paraciclos e floreiras com vegetação. A exemplo da Campos Sales, a José Paulino também contará com a implantação de uma ciclofaixa e de uma faixa exclusiva para o transporte público. Segundo a administração municipal, as obras serão realizadas em um espaço de 835 metros, ao longo de nove quadras, e o limite de velocidade da rua será reduzido para 40 km/h.
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