FESTA NO EXÉRCITO

Em Campinas, 11ª Brigada inicia celebração de seus 79 anos de criação

Autoridades foram homenageadas na noite desta sexta-feira (30)

Gilson Rei
30/04/2022 às 11:31.
Atualizado em 30/04/2022 às 11:31
O presidente-executivo do jornal, Ítalo Hamilton Barioni, com o diploma (Gustavo Tilio)

O presidente-executivo do jornal, Ítalo Hamilton Barioni, com o diploma (Gustavo Tilio)

A 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada - Brigada Anhanguera - realizou nesta sexta-feiora (30) no complexo militar da fazenda Chapadão, em Campinas, as comemorações dos 79 anos de criação, além de ter oficializado a formatura de seus 1,2 mil militares e prestado homenagem a 25 autoridades de todo o País com o "Diploma de Amigo da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada". Dentre os homenageados, o Exército agraciou Ronaldo Vieira Bento, ministro da Cidadania; Edson Geraldo Souza, delegado da Polícia Federal de Campinas; e Ítalo Hamilton Barioni, presidente-executivo do jornal Correio Popular.

A solenidade, que contou com o desfile dos militares, equipamentos e viaturas de combate, marcou também o primeiro aniversário após o emprego da boina preta, que transformou a Brigada Anhanguera em Infantaria Mecanizada, que conta com a proteção blindada, potência de fogo, mobilidade e ação de choque, projetando-se como uma Tropa Expedicionária singular e com capacidade de operar em qualquer parte do território nacional e no exterior.

Ronaldo Vieira Bento, ministro da Cidadania, um dos diplomados, afirmou que foi uma honra ter recebido a homenagem da Brigada Anhanguera e destacou ainda a importância da população de Campinas e região. "Primeiro, gostaria de saudar os habitantes de Campinas e região, que se destacam no País com sua grandiosidade, tanto na tecnologia como no desenvolvimento socioeconômico. É uma honra receber essa homenagem. Significa muito para mim, visto o que a Brigada representa para o Exército Brasileiro. É uma instituição que sempre se faz presente nas situações mais importantes, como no combate à pandemia, nas calamidades, na segurança pública e na garantia da lei e da ordem, desde Duque de Caxias até os dias de hoje", disse.

O presidente-executivo do jornal, Ítalo Hamilton Barioni, que esteve entre os agraciados, explicou que o diploma foi uma homenagem da Brigada Anhanguera ao jornal. "Foi um agrado e reconhecimento à instituição Correio Popular. É um orgulho não apenas para mim, mas também a todos que fazem parte da empresa. O jornal está ao lado da Brigada, noticiando seu empenho e sua importante missão, tanto na ajuda humanitária feita junto ao povo do Haiti como na chegada das viaturas Guarani, nas mudanças de comandantes e na transformação de infantaria leve para infantaria mecanizada. Sinto-me muito orgulhoso em nome de todos os profissionais que produzem o jornal e agradeço à Brigada esta homenagem”, afirmou.

O general Agnaldo Oliveira Santos, comandante da 11ª Brigada de Infantaria Mecanizada, destacou que os 79 anos de história da corporação são marcados por muitas conquistas e vitórias para os brasileiros. "A Brigada tem suas raízes no 1º Grupamento de Artilharia de Costa da 2ª Região Militar, criado em 1943, na cidade de Santos, em plena 2ª Guerra Mundial, com o objetivo de defender o litoral paulista das agressões nazistas que se faziam presentes em águas marítimas brasileiras", contou o general. 
Oliveira destacou também que, em 22 de dezembro de 1971, por reorganização do II Exército e da 2ª Divisão de Exército, a 11ª Brigada de Infantaria Blindada foi criada. "A partir de 10 de fevereiro de 1972, a Brigada deu início às suas atividades, instalando-se inicialmente no prédio desocupado da Artilharia Divisionária da 2ª Divisão de Exército, em Jundiaí, porque esta havia sido deslocada para a cidade de Santos. Dividiu durante 10 meses o aquartelamento em Jundiaí com a 2ª Companhia de Comunicações Blindada que, na época, também se encontrava naquela cidade", afirmou. 

Em 23 de novembro de 1972, a Brigada mudou-se definitivamente de Jundiaí para Campinas, ocupando a sede principal da Fazenda Chapadão. Segundo o general, a criação da Brigada teve por finalidade agrupar taticamente, em uma grande unidade, as Organizações Militares (OM) sediadas no eixo São Paulo-Brasília, conhecido como "Via Anhanguera", caminho percorrido pelo insigne bandeirante paulista Bartolomeu Bueno da Silva. "Sendo assim, em 7 de dezembro de 1994, o Exército Brasileiro concedeu à 11ª Brigada de Infantaria Blindada a denominação histórica de ‘Brigada Anhanguera’".

Visando a uma melhor preparação para cumprir sua missão constitucional de Garantia da Lei e da Ordem e, buscando ser um novo vetor de modernidade dentro da Força Terrestre, a Brigada Anhanguera foi transformada, em 1º de março de 2005, em 11ª Brigada de Infantaria Leve, permanecendo subordinada à 2ª Divisão do Exército. "Atualmente, encontra-se em processo de transformação para Brigada de Infantaria Mecanizada, com previsão para plena mecanização até meados de 2023", disse. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por