BAIXARIA

Em áudio, vereador xinga PT e a imprensa

Zé Carlos, presidente da Câmara, desfia palavrões

Erick Julio/ Correio Popular
17/04/2021 às 16:05.
Atualizado em 21/03/2022 às 22:24
O vereador Zé Carlos, para quem palavrões não representam ofensa (Ricardo Lima/ Correio Popular)

O vereador Zé Carlos, para quem palavrões não representam ofensa (Ricardo Lima/ Correio Popular)

O presidente da Câmara, vereador Zé Carlos (PSB), está no centro de uma polêmica que surgiu esta semana em Campinas. Após organizar uma audiência pública no Legislativo, na quinta-feira, com o objetivo de pressionar o prefeito Dário Saadi (Republicanos) a receitar o kit covid, o parlamentar teve áudios vazados, no qual ofende petistas e a imprensa do município. O presidente não negou a autoria do áudio, mas afirmou que ele "foi captado de forma descontextualizada".

Na conversa com o vereador Juscelino da Barbarense (PL), Zé Carlos parece reagir à repercussão negativa da audiência pública que propôs, dado que na reunião foi feita a defesa do uso do kit covid, composto por medicamentos como a azitromicina, hidroxicloroquina e ivermectina. Ocorre que as principais entidades médicas e de saúde do país afirmaram que não há evidências científicas de que o kit, também conhecido como tratamento precoce, tenha eficácia no combate à covid-19.

Nos áudios, o vereador do PL justifica a ausência na reunião e sugere a criação de um grupo de vereadores que defendem a iniciativa de Zé Carlos de promover o tratamento precoce. Na conversa, Juscelino diz que não se importa em "apanhar" e se coloca à disposição do chefe do Legislativo campineiro. Visivelmente irritado, o presidente da Câmara diz que os petistas são "uma cambada de vagabundos e filhos da p...".

Em seguida, Zé Carlos diz que a "imprensa está malhando eu [SIC], deixa malhar, eu não estou nem aí". Ainda sobre o trabalho da imprensa, o presidente diz: "eu não fui eleito para trabalhar para imprensa, eu quero que eles se f...". Em entrevista ao Correio Popular ontem, o vereador do PL disse que foi "surpreendido" pelo vazamento dos áudios e afirmou que a conversa ocorreu em um grupo de parlamentares que apoiaram a eleição de Zé Carlos para a presidência da Câmara Municipal.

"Eu gostaria de dizer que o trabalho da imprensa é de extrema importância. Sobre o tratamento precoce, não sou que eu não acredito na ciência. A gente que perdeu um amigo ou familiar pela covid-19 quer fazer de tudo para salvar vidas", justificou Juscelino. A Comissão Executiva do Diretório Municipal do PT divulgou uma nota de "repúdio à conduta do presidente". No documento, o partido diz que as ofensas de Zé Carlos "não condizem com os princípios republicanos e democráticos, para se referir aos petistas, na figura da nossa bancada municipal".

Procurado pelo Correio Popular, Zé Carlos não quis conceder entrevista, mas, em nota, pediu desculpas: "O presidente da Câmara de Campinas, vereador Zé Carlos, lamenta muito esse episódio e pede desculpa pelo ocorrido. A frase supracitada foi captada de forma descontextualizada e num momento caloroso de uma discussão política informal, que necessariamente não reflete a opinião da Presidência da Câmara de Campinas. Mais uma vez o presidente da Câmara de Campinas se retrata pela manifestação inoportuna e sem a intenção de ferir qualquer partido e a imprensa".

Vereador Zé Carlos pressiona Dário Saadi a receitar kit covid

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por