REITORIA

Eleição para reitor da Unicamp tem abstenção de 70%

Dos 26 mil alunos aptos a votar, 90% não compareceram às urnas da universidade

Maria Teresa Costa
teresa@rac.com.br
09/03/2013 às 08:34.
Atualizado em 26/04/2022 às 01:34

Com uma abstenção de 70,95% do colégio eleitoral de 35.564 docentes, servidores e alunos, o engenheiro de alimentos José Tadeu Jorge e o médico Mario José Abdalla Saad foram para o segundo turno da consulta à comunidade acadêmica para a escolha do próximo reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), marcada para os dias 20 e 21 de março.

Tadeu obteve 48,30% dos votos válidos ponderados, contra 40,08% conquistados por Saad. O historiador Edgard Salvatori De Decca e o engenheiro elétrico José Claudio Geromel alcançaram, respectivamente, 4,93% e 6,70%, e estão fora da disputa.

Em abril, o Conselho Universitário (Consu) se reúne para definir a lista tríplice que será encaminhada ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) para a escolha do novo reitor. Os dois candidatos, como é tradição, estarão entre os indicados, e o Consu irá ainda escolher o terceiro nome. Na consulta, a ponderação dos votos de cada categoria acontece de acordo com o que prevê o Estatuto da Universidade, obedecendo a seguinte proporcionalidade: 3/5 para os votos dos docentes, 1/5 para os votos dos funcionários e 1/5 para os votos dos alunos.

A maior abstenção na consulta acadêmica ocorreu entre os estudantes. Dos 26.032 que compõem o colégio eleitoral, apenas 2.434 votaram, uma ausência de 90,65%, sendo que 21 deles votaram em branco e 68 anularam. Na última terça-feira, em assembleia, os estudantes decidiram anular seus votos, insatisfeitos com a metodologia da eleição e com o fato de terem o voto com peso menor que o dos professores. A decisão pelo voto nulo também foi motivada pela “falta de atenção dos candidatos para as demandas dos estudantes”. O movimento estudantil pede mudanças para os futuros pleitos.

Durante dois dias a comunidade votou e a apuração terminou às 3h10 de ontem, no Ginásio da Faculdade de Educação Física (FEF).

A preferência dos servidores ficou com Tadeu, que recebeu 3.867 votos dos funcionários, mas os poucos estudantes que votaram preferiram Saad, que recebeu 1.266 votos desse segmento. Ambos tiveram a mesma votação entre os docentes (714). A consulta foi realizada nos campi de Campinas, Piracicaba e Limeira. Três debates, realizados nas três cidades e coordenados pela Comissão Organizadora da Consulta (COC), precederam a votação.

O próximo reitor irá administrar uma universidade que responde por 15% da pesquisa acadêmica no Brasil e mantém a liderança entre as universidades brasileiras no que diz respeito a patentes e ao número de artigos per capita publicados anualmente em revistas indexadas na base de dados ISI/WoS. A Unicamp tem 22 unidades de ensino e pesquisa, que são divididas em dez institutos e 12 faculdades. Nelas são ministrados cursos de nível superior de graduação e de pós-graduação.

Colégios técnicos

Em Limeira, está sediado o Colégio Técnico de Limeira (Cotil), mantido e coordenado pela Unicamp. O mesmo ocorre com o Colégio Técnico de Campinas (Cotuca), que oferece cursos técnicos de mecânica, alimentos, eletrotécnica, enfermagem, eletroeletrônica e processamento de dados, além de cursos de complementação técnica nas áreas de Equipamentos Médico-Hospitalares, Plásticos, Mecânica e Eletrotécnica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por