EM CAMPINAS

Edital bem-sucedido garante serviço de topografia sem custo para a Prefeitura

Estudo servirá de base para futuros empreendimentos no Pátio Ferroviário

Da Redação
26/01/2023 às 09:23.
Atualizado em 26/01/2023 às 09:23
Edital bem-sucedido garante serviço de topografia sem custo para a Prefeitura (Kamá Ribeiro)

Edital bem-sucedido garante serviço de topografia sem custo para a Prefeitura (Kamá Ribeiro)

Um grupo de empresas respondeu ao chamamento público feito pela Prefeitura de Campinas para a doação de serviços de topografia, que servirão ao levantamento planialtimétrico e cadastral da área do antigo Pátio Ferroviário. Este último procedimento é importante porque dará base à execução de diferentes intervenções no local, como a restauração de bens históricos ali presentes e a implantação de empreendimentos imobiliários. 

O resultado do chamamento público foi publicado na edição do Diário Oficial do Município (DOM) de quarta-feira (25). "As empresas Geopixel Soluções em Geotecnologia e TI, Apoiotech Ltda., Saber Mais Ensino a Distância Ltda. e Macanuti Infraestrutura Ltda. se associaram para a realização do serviço e fizeram a oferta dos serviços", informou a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho. Com isso, destacou, os trabalhos não gerarão qualquer custo para o erário público. 

Ainda segundo a secretária, o prazo inicial para execução dos serviços é de 90 dias, contados a partir da homologação do chamamento público, o que deve ocorrer no início de fevereiro, após os procedimentos burocráticos. Carolina Baracat explicou que o levantamento planialtimétrico e cadastral será a base para o desenvolvimento dos projetos, tanto paisagísticos quanto de reforma dos prédios e instalações da área para uma futura ocupação que revitalize e dê novos usos ao local. "É parte importante do Programa de Requalificação da Área Central (PRAC), o 'Nosso Centro' - que envolve várias medidas para trazer novos moradores e negócios para essa área de Campinas -, a recuperação e utilização do espaço do Pátio Ferroviário", afirmou.

Estudos

Com um total de 405 mil metros quadrados, a área do antigo Pátio Ferroviário, cedido pela União para uso da Prefeitura de Campinas, está localizada na região central da cidade. O levantamento planialtimétrico e cadastral, também chamado de nivelamento ou altimetria, permite conhecer a declividade dos terrenos, bem como outras características do relevo.

A empresa Macanuti Infraestrutura Ltda. ficará responsável pela implantação de marcos geodésicos e pelo levantamento planialtimétrico. Este último deverá conter a determinação planialtimétrica da posição de certos detalhes visíveis ao nível e acima do solo e de interesse à sua finalidade, como cercas internas, ruas internas e externas, edificações, benfeitorias, trilhos de trem, muros, drenagem natural e artificial. Também faz parte dos serviços de topografia a verificação das curvas de nível e quedas dos terrenos, por exemplo. 

Desde o início do governo de Dário Saadi (Republicanos), a área do antigo Pátio Ferroviário vem sendo encarada como estratégica para o plano de requalificação da área central. O propósito da Administração é que o local receba projetos de interesse público que possam ser implementados, de modo que os munícipes voltem a frequentá-lo, promovendo a ocupação demográfica de todo o espaço que há décadas encontra-se ocioso e degradado. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por