A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) estuda a possibilidade de implantar o BRT (Bus Rapid Transit - Ônibus de Trânsito Rápido) na região do Botafogo sem desapropriar os imóveis localizados à Rua Saldanha Marinho, no trecho compreendido entre as ruas Dr. Mascarenhas e 11 de Agosto, na confluência com Rua Marques de Três Rios, como está previsto no projeto original. Segundo o secretário municipal de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, o trajeto está sendo estudado pelos engenheiros e deve ser concluído em até dez dias. A possibilidade de mudanças no projeto foi comentada por Barreiro ao Correio Popular, na manhã de ontem, após a inauguração no Corredor Ouro Verde, entre as avenidas Ruy Rodriguez e Camucim. Sem detalhar o estudo para aquele trecho, o secretário apenas adiantou que nos tempos atuais a “engenharia não tem limites” e pode desenvolver o BRT no local, sem ter que interferir em qualquer imóvel. “Ainda está em estudo, mas estamos analisando uma maneira para que não haja desapropriações”, comentou. “Estamos terminando as obras do Viaduto Estaiado na semana que vem e na sequência começaremos as obras da Estação Rodoviária. Então só depois que vamos começar as obras nas ruas do trecho até o Terminal Mercado”, afirmou. Não há ainda uma previsão de início das obras neste trecho, mas as negociações pertinentes às desapropriações acontecem desde o início do ano passado. Alguns proprietários chegaram a ser notificados e convocados para negociação, mas não se chegou a um acordo. Pelo projeto inicial, ao menos 15 imóveis deveriam ser desapropriados integralmente ou parcialmente. Na região do Terminal Rodoviário está prevista a desapropriação de parte de um imóvel localizado na Rua Dr. Ricardo, que permitirá o acesso dos ônibus provenientes do novo Terminal Mercado. As obras na região do Botafogo fazem parte do trecho 1.1 do Lote 1 do Corredor Campo Grande, que ligará a região central a Vila Aurocan, com extensão de 4,3 km; além de todo corredor perimetral, com 4,1 km. O responsável pelo Lote 1 é o Consórcio Corredor BRT Campinas, formado pela D. P. Barros, Trail, Arvek, Enpavi e Pentágono. O valor total desse lote, segundo a Emdec, era de R$ 88,9 milhões. Segundo o prefeito Jonas Donizette (PSB), o projeto total do BRT foi elaborado evitando as desapropriações, já que o processo acaba encarecendo a obra. “A obra do BRT ficou R$ 100 milhões mais barata. Isso porque dividimos ela em quatro trechos e contratamos quatro empresas. Além disso, resolvemos fazer o mínimo de desapropriação, pois pode haver problemas que envolvam a Justiça e aí pode parar a obra. Eu quero entregar o BRT dentro do meu mandato”, disse. De acordo com Jonas, a Emdec também está estudando a possibilidade de o corredor do BRT, na região do Ouro Verde, ser usado para ultrapassagens de veículos, já que é um pedido dos comerciantes pelo fato de não haver estrutura para a construção de vias laterais. Cronograma prevê novas conclusões no próximo mês O prefeito Jonas Donizette (PSB)e o secretário municipal de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, inauguraram, ontem, 1,8 km do BRT no Corredor Ouro Verde. O trecho fica entre o Shopping Spazio até início da Avenida Camucim. Esse é o segundo trecho do BRT inaugurado e faz parte dos “40 Dias de entregas”, em comemoração ao aniversário de 245 anos de Campinas. “Neste ano completo 50 anos em Campinas e desde pequeno ouço falar qual o prefeito que vai melhorar o acesso para o Ouro Verde, da Amoreiras, da John Boyd Dunlop, corredores estes grandes. Então, até final de julho vamos inaugurar um trecho maior que este, de 5km, entre a ponte do Florence a ponte da Bandeirantes”, disse Jonas. Segundo Barreiro, pelo trecho inaugurado trafega diariamente entre 30 a 35 mil veículos.