SEM ESTRUTURA

Creche sorteia alunos para tempo integral

Mães afirmam que são chamadas para buscar as crianças na Emei na Vila Palmeiras, em Campinas

Patrícia Azevedo
patricia.azevedo@rac.com.br
13/03/2013 às 06:00.
Atualizado em 26/04/2022 às 01:01
Cíntia Gonçalves, mãe de aluno: "Ligam no trabalho para buscar o filho porque não tem monitor" (Janaina Maciel/Especial para a AAN)

Cíntia Gonçalves, mãe de aluno: "Ligam no trabalho para buscar o filho porque não tem monitor" (Janaina Maciel/Especial para a AAN)

As mães que têm filhos matriculados no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Sylvia Miranda da Cruz Paschoal, na Vila Palmeiras, em Campinas, precisam contar com a sorte para poder trabalhar.

Isso porque, segundo elas, a direção da escola instituiu, desde o ano passado, um sorteio para definir quais as crianças do período integral que poderão permanecer na creche durante todo o período de aulas, das 7h às 17h.

A decisão foi tomada para contornar um grave problema que atinge as escolas municipais: a falta de professores e monitores. “Onde já se viu isso? A mãe está trabalhando e ligam para ir buscar o filho porque não tem monitor. E o pior é que eles nos disseram que estão fazendo sorteio para ver quais crianças podem ficar na escola”, reclama a faxineira Cíntia Gonçalves.

A ajudante de cozinha Daiana Cristina Silva conta que várias vezes teve que ir buscar o filho antes do fim das aulas por causa da falta de professores. “Quase todo dia ligam para a gente ir buscar as crianças porque não tem monitor. É um absurdo essa história de fazer sorteio”, diz. 

A informação do sorteio foi confirmada por todas as mães de alunos entrevistadas pela reportagem. Segundo elas, as crianças estão ficando apenas meio período na Cemei.

“Hoje quando vim deixar as crianças avisaram que eu deveria buscá-las às 12h30”, contou a babá Kelly Cristina, que foi deixar o filho de uma vizinha.

Por conta da falta de funcionários, os bebês que ficam em período integral não estão recebendo a higiene adequada. Apesar de haver banheiro com as instalações, as crianças não estão recebendo o banho.

“As monitoras contam que não podem fazer isso porque não daria para cuidar de todo mundo direito", reclama Cíntia.

No final do ano passado a escola recebeu três professores substitutos, mas ainda faltam monitores para atender a todas as crianças.

Segundo dados da própria Cemei, são necessários pelo menos quatro professores. A Secretaria de Educação informou, por meio de assessoria, que foi feito um concurso para a contratação de professores.

As contratações estão na fase de exame, mas não há previsão de efetivação. Foram chamados cem profissionais entre professores e monitores.

Sobre os sorteios, a secretaria informou que é uma prática irregular, contrária à filosofia da atual gestão e que as denúncias serão apuradas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por