Mercado das Flores da Ceasa espera mais de 10 mil visitantes na véspera da data
Expectativa da Ceasa é que 20 mil pessoas passem pelo Mercado de Flores até amanhã; comerciantes esperam um aumento de vendas significativo em relação a 2023 (Rodrigo Zanotto)
Com a proximidade do Dia das Mães, comemorado no domingo, dia 12, os comerciantes de flores estão animados com a possibilidade de um incremento significativo em suas vendas. Em um dos pontos de comércio mais tradicionais da cidade, o Mercado de Flores, Plantas Ornamentais e Acessórios das Centrais de Abastecimento de Campinas S.A. (Ceasa Campinas), a expectativa é que mais de 20 mil pessoas passem pelo local, ao longo desta semana, até o sábado, dia 11, véspera da data, com um aumento médio de 70% nas vendas em relação aos dias normais. Segundo a Ceasa, as flores mais procuradas são os tradicionais botões de rosa, as orquídeas e os arranjos de suculentas.
No sábado, data em que a Ceasa aguarda a presença de 10 a 12 mil visitantes, mais que o dobro da média habitual para o dia, haverá uma programação especial com a apresentação de músicos (saxofonista e violinista) pelos corredores do mercado, totem fotográfico para registro dos clientes com impressão na hora e sorteio de prêmios para os clientes que fizerem compras a partir de R$ 100. Além disso, serão realizados sorteios de vales- compra e de brindes dos permissionários do local.
Segundo o presidente da Ceasa, Valter Greve, o aumento do movimento total nos mercados pertencentes à empresa deve ser de cerca de 35%. "Isso é muito interessante, pois os visitantes sabem que aqui eles encontrarão novidades do setor, algo que os nossos permissionários têm como diferencial a cada ano.".
O presidente da Associação dos Produtores e Comerciantes do Mercado de Flores de Campinas (Aproccamp), Nilson Longhi, comentou que a tradição de presentear ou de completar as lembranças com flores e acessórios faz com que o Dia das Mães fique à frente de datas como o Natal, por exemplo, em movimentação de pessoas e volume de vendas.
COMERCIANTES E CLIENTES A permissionária Karoline Silva analisou que, no dia a dia, orquídeas, calandivas, begônias, violetas e antúrios são algumas das flores que mais saem, mas as tulipas se mantêm no topo quando o assunto é o Dia das Mães. Ela continua dizendo que os valores aumentam um pouco durante a semana que antecede a data, mas, mesmo assim, as vendas são maiores do que em outras épocas, com um aumento de 40% aproximadamente. “O que não queremos é voltar com muita mercadoria pra casa, pois muitas flores foram compradas para data e queremos vendê-las.”.
Thainan Suate, que também é permissionário no local, explica que trabalha com as flores de corte e as envasadas. Em sua banca, durante o Dia das Mães, a rosa de corte é a que mais sai, normalmente compradas para dar de presente. As suculentas e as rosas em botão, por sua vez, são as flores mais vendidas em dias tradicionais, com a rosa como carro-chefe. O comerciante acrescenta que no ano passado o aumento foi considerável e, este ano, ele espera que o crescimento seja ainda mais expressivo.
"Em relação às plantas envasadas, a campeã de procura é a orquídea, sobretudo, as espécies phalaenopsis, vanda, baby, cattleya e cymbidium", encerra Suate.
A autônoma Fernanda Abolin, que circulava pelo local, disse que as flores estão com um bom preço, bonitas e bem frescas. Ela ainda ia comprar flores para a sua mãe, a aposentada de 88 anos, Ivete, que estava junto dela e disse querer uma orquídea. “Agora quem vai escolher é ela”, brincou Fernanda.
O Mercado de Flores da Ceasa Campinas, localizado na Rodovia Dom Pedro I, km. 140,5, sentido Rodovia Anhanguera, funciona das 8h às 16h30 às segundas e quintas, e das 8h às 13h, às terças, quartas, sextas e sábados.
CEMITÉRIO DA SAUDADE Outro ponto de venda bastante conhecido são os boxes localizados na área externa do Cemitério da Saudade, na avenida de mesmo nome. Ao todo, quinze comerciantes estão estabelecidos no local. Proprietário de um box há doze anos, Ailton Macedo explicou que além das orquídeas, lírios e rosas, no Dia das Mães os clientes também optam por crisântemos, planta que é tradicionalmente colocada sobre os túmulos nas necrópoles.
“O grosso do nosso lucro sequer vem de flores para os túmulos, mas datas especiais, como o Dia das Mães, são ótimas para incrementar as vendas. Eu não tenho uma previsão de quanto será o aumento, mas creio será grande. O que sai muito são os arranjos e buquês, no Dia das Mães é o dia todo fazendo isso. Eu abro o box às 7h, mas no domingo eu vou iniciar por volta de umas 5h30 para organizar tudo e atender a clientela. É o dia pra vender.”.
Vera Lúcia Ferreira, que está há trinta anos no local, vai além e diz que vai abrir o seu comércio às 4h. Assim como Macedo, ela espera uma ótima venda, em especial de rosas, orquídeas e crisântemos. Ela, que espera um aumento de até 50% nas vendas, contou que faz "uns cinquenta arranjos de flores por dia", mas em datas como o Dia das Mães "esse número dobra".
Se há otimismo entre a maioria dos comerciantes, outros estão receosos. É o caso de Rosa Kusumi. Ela mantém o seu box desde 1976 e disse não ter notado um aumento significativo nas vendas ao longo desta semana. "A economia precisa melhorar. Sem dinheiro, não tem como ninguém comprar nada”, lamentou.
Apesar disso, os clientes aparecem. Foi o caso da empresária Valdete Mizuno, comprando crisântemos para a sua mãe já falecida. “Eu comprei esse crisântemo porque a minha mãe sempre adorou flores brancas. É uma pequena homenagem que gosto de fazer pra ela nessa época.”.
PROCON ALERTA O Procon Campinas lançou uma cartilha com dicas para as compras de presentes para o Dia das Mães. Entre as principais estão: ter cuidado com valores praticados abaixo da média de mercado, exigir sempre a nota ou cupom fiscal e atentar-se ao orçamento doméstico para não extrapolar as finanças da família. A cartilha pode ser acessada no site do Procon Campinas (procon.campinas. sp.gov.br/informativos).
O objetivo é orientar os consumidores para que possam realizar boas compras e sem preocupações posteriores. Uma das orientações refere- se ao pagamento com Pix, modalidade cada vez mais utilizada pelas pessoas. Nele é importante checar se quem receberá o pagamento é a mesma pessoa ou loja na qual a aquisição foi feita, principalmente se for à distância. Em caso de dúvidas, é importante procurar o vendedor em seus canais oficiais.
"Lembre-se sempre de exigir a nota ou cupom fiscal de compra, porque ela será necessária no caso de problemas e para acionar a assistência técnica. Vale ressaltar também que as lojas físicas não são obrigadas a trocar produtos sem defeito. Oferecer ou não a possibilidade de troca é uma escolha do estabelecimento.".
No caso de compras à distância, o consumidor tem o direito ao arrependimento e pode desistir da compra em até sete dias. "Se precisar devolver o presente que ganhou ou que ofereceu no Dia das Mães e for uma compra pela internet, fique atento para fazer a solicitação dentro desse prazo", afirmou a diretora do Procon Campinas.
CUIDADO COM GOLPES É preciso também tomar cuidado para não cair em golpes. "Se alguém ligar para você oferecendo um brinde de Dia das Mães, não passe dados bancários ou cartão de crédito e nem envie selfie para validar a retirada de um brinde.".
Filhos que vão comprar os presentes também precisam ficar atentos às promoções na internet que pareçam "boas demais". Vale consultar o site oficial da loja para verificar se a promoção existe mesmo, evitar fazer contratações por mensagens e não compartilhar nem abrir links que venham por redes sociais ou mensagens de texto.
"Caso esteja comprando em uma loja pela primeira vez, e tenha dúvidas sobre a sua confiabilidade, consulte se o site possui nome empresarial e número de CNPJ ou CPF, endereço físico ou eletrônico, contato e localização. Você pode pesquisar também a situação cadastral da empresa na Junta Comercial e na Receita Federal", finalizou Yara.