Funcionária do Ceprocamp mostra as instalações confortáveis do interior de uma das duas novas carretas da Educação, entregues ontem pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi (Kamá Ribeiro)
O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) anunciou a abertura de 900 novas vagas na sua grade de cursos de qualificação profissional e profissionalizante a partir desta sexta-feira (17), com a aquisição de mais duas carretas, ampliando a frota agora composta por três unidades do programa Carreta da Educação, da Prefeitura de Campinas.
A ampliação faz parte do Programa Estação Emprego, anunciado na manhã de terça-feira (14) pelo prefeito de Campinas Dário Saadi (Republicanos). Na ocasião, o chefe do Executivo campineiro entregou as duas novas carretas, que servirão de salas de aulas itinerantes e percorrerão a cidade oferecendo os cursos de qualificação profissional e técnico e também aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada veículo tem capacidade de atendimento de 38 alunos. O programa foi lançado em março do ano passado.
"Estamos levando educação onde há demanda. O que mais temos é um mercado de trabalho com vagas disponíveis porque não encontra o profissional que ele procura. Estamos justamente propondo essa qualificação, sem que as pessoas precisem sair dos seus bairros, para que elas possam estar trabalhando", explicou o prefeito durante a cerimônia de entrega dos veículos. Os dois primeiros bairros a receberem as novas unidades são o DIC V e o Jardim Monte Cristo. As carretas vão oferecer cursos de Porteiro Básico, Auxiliar de Logística e Informática Básica. As aulas serão ministradas nos períodos da manhã, tarde e noite.
As salas de aulas são climatizadas, com mesas e carteiras, rede wi-fi e telões digitais. O aluno também recebe um laptop para ser utilizado durante as aulas. O investimento da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) nas três carretas foi de R$ 5 milhões. No ano passado, 200 alunos se formaram por meio da carreta itinerante que passou pelos bairros Campo Belo e Padre Anchieta. "Essa é uma oportunidade ímpar para a população. A Fumec e o Ceprocamp vêm de um movimento de ir aonde está a população, e a chegada dessas novas carretas vem para completar esse ciclo", disse o secretário adjunto de Educação e presidente interino da Fumec, Luiz Roberto Marighetti.
Investimento
A ampliação do número de vagas nos cursos do Ceprocamp é a terceira ação anunciada pela Prefeitura de Campinas no sentido de melhorar as condições da Educação na cidade neste mês. A primeira delas foi a substituição do piso de 42 quadras poliesportivas até o final do primeiro semestre deste ano, medida que beneficiará 19 mil alunos, de acordo com os cálculos da Administração Municipal. A conclusão das obras em 12 quadras está prevista para ainda este mês. Outras 30 demorarão mais por necessitarem de ajustes maiores e correções no contrapiso, mas todas estão contratadas e com a estimativa de término ainda no primeiro semestre.
A segunda ação foi o anúncio da construção de 16 novas creches de forma simultânea nas quatro regiões da cidade. Juntas, elas oferecerão 4.800 novas vagas, numa tentativa de zerar a fila de vagas de creche para crianças de 0 a 5 anos em Campinas As obras devem ser finalizadas em 12 meses. Atualmente, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, a cidade tem cerca de 4,5 mil crianças à espera de uma vaga na Educação Infantil. Somente em 2022, a Prefeitura precisou cumprir 800 determinações judiciais em que as mães ou responsáveis pleitearam na Justiça o direito da criança ter acesso à educação básica. Em 2021, foram 120 ações judiciais cumpridas. Para viabilizar a construção das 16 unidades que recebem o nome de "Espaço do Amanhã", a Prefeitura investirá R$ 144 milhões no projeto.
Criada em 1987, a Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) tem por objeto institucional o desenvolvimento de atividades educacionais, seguindo orientação comunitária e inclusiva, relativa a programas de alfabetização e educação de jovens, adultos e idosos, a programas de educação profissional e ao atendimento de situações emergenciais da Secretaria Municipal de Educação.
MATRÍCULA
Aos interessados, para fazer a matrícula basta comparecer em uma das carretas a partir de sexta-feira (17/02). Veja os pontos a seguir:
Estação Emprego 01 - Casa de Ação Comunitária - Avenida Papa João Paulo II, 110 - Vila Padre Anchieta.
Estação Emprego 02 - Rua Wadi Abdala Gnatos, 07 - Jardim Monte Cristo.
Estação Emprego 03 - Praça da Juventude - Dic V.
Basta levar o documento de identidade oficial com foto (RG), CPF, comprovante de residência e uma foto. "É exigido que o aluno tenha a idade mínima de 15 anos", explicou a coordenadora dos cursos do Ceprocamp, Andrea Jaconi.