MANUTENÇÃO

Caravela do Parque Portugal recebe nova pintura e reparos

Trabalhos começaram na semana passada e devem continuar por até vinte dias

Da Redação
29/08/2024 às 17:28.
Atualizado em 29/08/2024 às 17:28
Um funcionário da Prefeitura de Campinas realiza reparos na parte externa da Caravela da Lagoa do Taquaral; na foto à esquerda, é possível ver o lado da embarcação que já recebeu uma nova pintura. Após a conclusão dos trabalhos, a Caravela será reaberta à visitação de sexta-feira a domingo, das 9h às 17h (Denny Cesare)

Um funcionário da Prefeitura de Campinas realiza reparos na parte externa da Caravela da Lagoa do Taquaral; na foto à esquerda, é possível ver o lado da embarcação que já recebeu uma nova pintura. Após a conclusão dos trabalhos, a Caravela será reaberta à visitação de sexta-feira a domingo, das 9h às 17h (Denny Cesare)

A Caravela da Lagoa do Taquaral (Parque Portugal), em Campinas, está recebendo uma série de melhorias, incluindo pintura, aplicação de verniz e reparos no madeiramento. Os trabalhos começaram na semana passada, em 19 de agosto, e devem continuar por até vinte dias, conforme informou a Prefeitura em nota à imprensa. 

Na última terça-feira, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, responsável pela gestão do parque, estavam empenhadas em renovar a embarcação para os visitantes. Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, os serviços são essenciais para manter a Caravela em boas condições. "A Caravela está sendo totalmente pintada, por dentro e por fora, e envernizada. Também estão sendo feitos reparos na madeira em alguns pontos da embarcação", afirmou Paulella em nota.

Para a revitalização, estão sendo utilizados 350 litros de tinta e 175 litros de verniz. A renovação das cores e do brilho, juntamente com os reparos no madeiramento, estão conferindo nova vida à nau. Após a conclusão dos trabalhos, a Caravela será reaberta à visitação de sexta-feira a domingo, das 9h às 17h. Escolas podem agendar visitas, e a entrada é gratuita. 

A Caravela está situada dentro da Lagoa do Taquaral, na Avenida Heitor Penteado, s/n, com entrada pelo portão 1. A Caravela é uma das principais atrações do parque e é uma réplica da nau do navegador Pedro Álvares Cabral, que chegou ao Brasil em 1500. Durante muitos anos, a embarcação permaneceu na água, dentro da lagoa, aberta aos visitantes. Em 2013, foi retirada da água para uma completa restauração, concluída em 2014. Desde então, a Caravela está em um deque, com bancos, fora da água. 

O influenciador digital Bruno Delamuta é um dos admiradores da Caravela. "Gosto bastante da Caravela. Já visitei várias vezes. E toda vez que venho ao Taquaral, sempre paro minha caminhada para olhar e tirar uma foto. Também gosto de outras atrações do Taquaral, como as quadras esportivas, mas a Caravela eu adoro", contou Delamuta, que mora na Vila Itapura. 

A cabeleireira Aparecida Fonseca, residente no Jardim Flamboyant, também expressou seu apreço pela atração. "Eu adoro a Caravela e a visitei diversas vezes. Assim que a reforma terminar, pretendo visitar novamente. Ela é muito linda. Uma relíquia para Campinas", afirmou. 

O engenheiro Frederico Carvalho, morador do Alphaville, destacou a importância da Caravela para sua rotina com o filho. "Venho sempre à Caravela com o meu filho. Assim que estiver liberada para visita novamente, com certeza ele vai querer subir. Gosto de trazê-lo ao Taquaral para fazer exercício e aproveitar o visual de cima da Caravela", disse Carvalho. 

PISO 

Além da revitalização da Caravela, o Parque Portugal também está recebendo melhorias no piso ao redor da lagoa. A Secretaria de Serviços Públicos informou que a instalação de piso intertravado, ecológico, está avançando. A obra já alcançou a Concha Acústica e está próxima da virada da pista. Até o momento, foram instalados 1,5 mil metros lineares do novo pavimento, e a obra seguirá até completar toda a extensão de 2,3 mil metros lineares da pista interna do parque, que antes era de terra. 

A instalação do piso intertravado foi retomada no final de julho. A pista tem uma largura média de 5 metros e uma área total de 12 mil metros quadrados. O secretário Paulella explicou que o uso do pavimento ecológico é necessário para evitar um novo assoreamento da lagoa e garantir mais mobilidade e acessibilidade aos frequentadores do parque, especialmente para aqueles com dificuldades de locomoção, como usuários de cadeiras de rodas e carrinhos de bebê. 

"O piso intertravado proporciona mais conforto e acessibilidade aos frequentadores do parque porque permite mais mobilidade a todas as pessoas. Também evita que o saibro da pista de terra seja levado pela água da chuva para dentro da lagoa, causando assoreamento e comprometendo a vida aquática. O piso evita que isso aconteça e garante a qualidade da água", explicou Paulella. 

A lagoa do parque passou por desassoreamento em 2016, em parceria com o governo do Estado, um trabalho que levou nove meses. Foram retirados 63 mil metros cúbicos de sedimentos, transportados em 6 mil caminhões ao aterro sanitário Delta A.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por