Ao todo, serão onze unidades do ‘Parcão’ na cidade; primeiro parque para cães de Campinas foi inaugurado em outubro de 2020 na Lagoa do Taquaral
Espaços são cercados, iluminados e contam com diversos atrativos para os pets, como obstáculos e brinquedos planejados para lazer, exercício e socialização dos cães (Kamá Ribeiro)
A cidade de Campinas contará com mais oito parques públicos destinados a cachorros, área de lazer que foi denominada de “Parcão”. De acordo com assessoria de imprensa da Prefeitura, os novos espaços para a diversão de cachorros estão praticamente prontos e devem ser entregues em breve. Com isso, o município eleva para 11 as áreas destinadas aos cães. Serão três novos espaços no Conjunto Habitacional Padre Anchieta (distrito de Nova Aparecida), um no Jardim Proença, um no DIC 4 (distrito do Ouro Verde), um no Parque Jambeiro, um no Parque da Figueira e um no Vila Garden. Os espaços são gramados cercados com alambrado, iluminação, obstáculos e brinquedos planejados especialmente para lazer, exercícios e socialização dos cães. Cada um dos espaços terá investimento de aproximadamente R$ 120 mil, com execução pela Secretaria de Serviços Públicos.
“Os espaços são planejados para que os animais possam brincar e se exercitar, com equipamentos de lazer e segurança”, explicou o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella. Ele acrescentou que os novos Parcões atendem à demanda da população por espaços como esses para os animais.
Campinas já possui três desses espaços pet. O primeiro Parcão de Campinas foi inaugurado na Lagoa do Taquaral em outubro de 2020. A entrada é pelo portão 6, área do antigo kartódromo. O segundo Parcão foi construído no Jardim Nova Europa, inaugurado em abril de 2023, na Praça Pastor João Batista Martins de Sá, na Rua Santos, esquina com a Avenida Santa Bárbara do Rio Pardo. E o terceiro foi entregue em 4 de fevereiro de 2024, na Praça Aldo Focesi, no Jardim São Gabriel. O espaço de lazer, atividade física e socialização para cães do São Gabriel tem 275 metros quadrados e sua área é cercada por um alambrado, além de ser bloqueada por portões para garantir a segurança dos animais.
PARQUES PÚBLICOS
Além das áreas destinadas aos cachorros, Campinas também ganhará novas áreas de lazer. Os distritos do Ouro Verde, Campo Grande e Barão Geraldo foram contemplados nas obras que foram anunciadas em 2022 com recursos do orçamento municipal. O parque de Barão, inclusive, foi entregue no final do ano passado. O parque linear Praça Marilda de Souza Santos, na Vila Santa Isabel, tem uma área de cerca de 35 mil metros quadrados com academia para exercícios ao ar livre, parque infantil, academia ao ar livre, iluminação, calçadas de concreto e brita, paisagismo, desassoreamento do lago e plantio de árvores nativas.
Já no Jardim Bassoli, uma área de lazer também será implantada. No Campo Grande, onde está localizado bairro, moram cerca de 30 mil pessoas. O parque será instalado em uma área pública próxima ao conjunto habitacional para onde foram transferidas pessoas que residiam em áreas de risco do município, mais precisamente na Rua Leonel Ferreira Gomes. As obras tiveram início em outubro de 2023 e o parque terá 116 mil metros quadrados, com infraestrutura de esportes e lazer, cercado por alambrado. Serão duas quadras poliesportivas, campo de futebol, sanitários, pista de caminhada, iluminação, parque infantil, três lagos reaproveitando nascentes do local e paisagismo. Também será feito o plantio de mais de 2 mil mudas de árvores.
No distrito do Ouro Verde, no DIC 4, Rua Anália Franco, está em fase final de obra, desde novembro de 2023, um parque linear margeando o córrego. A área de 21 mil metros quadrados terá campo de futebol de areia, quadra de futevôlei de areia, parque infantil, academia ao ar livre, pista de caminhada, Parcão para cachorros com obstáculos e brinquedos para os animais, iluminação e paisagismo.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.