SOLIDARIEDADE

Campanha para doar roupas de inverno vai até o dia 8 de agosto em Campinas

Arrecadação de peças melhorou um pouco chegando aos 13.190 quilos

Da redação
01/08/2022 às 09:36.
Atualizado em 01/08/2022 às 09:36
Arrecadação de peças melhorou um pouco chegando aos 13.190 quilos (Divulgação)

Arrecadação de peças melhorou um pouco chegando aos 13.190 quilos (Divulgação)

A Campanha do Agasalho de Campinas foi prorrogada para a próxima segunda-feira, dia 8 de agosto. Até sexta-feira (29), já haviam sido arrecadados 13.190,5 quilos em peças de roupas e cobertores, um número 4,8% superior ao da última pesagem, ocorrida em 20 de julho, quando atingiu 12.588 quilos.

O propósito da campanha é a distribuição de roupas de inverno e cobertores à população socialmente vulnerável. No ano passado, a Campanha do Agasalho chegou a 21 toneladas, mas as temperaturas amenas do inverno deste ano diminuíram tanto a demanda quanto a oferta de agasalhos e cobertores.

Em toda a cidade de Campinas há 200 pontos para coleta e onde a população pode fazer suas doações. Só no Shopping das Bandeiras foram 170 quilos entre cobertores e roupas.

"Quero agradecer a cada doador por sua generosidade. O trabalho não para e estamos mobilizados para o sucesso dessa campanha, que tem a cara e o espírito solidário do povo de Campinas", afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

Em paralelo à Campanha do Agasalho, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos mantém, desde o dia 1º de maio, a Operação Inverno, que oferece acolhimento a pessoas em situação de rua no município, por meio do SOS Rua.

A Operação Inverno se estende até o dia 30 de setembro. Desde que começou, já foram registrados 5.209 atendimentos, distribuídos 8.881 cobertores e realizados 1.071 encaminhamentos ao abrigo municipal.

Durante a Operação Inverno, o período de acolhimento do serviço SOS Rua passou a ser das 8h à 0h. O objetivo é o de acolher essas pessoas e, conforme aceitação delas, encaminhar aos serviços da rede de proteção, de assistência social e de saúde do município. O SOS Rua conta com equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores que atuam diretamente nas ruas. 

Mais ações 

Para reforçar a Operação Inverno, o Bagageiro Municipal também ampliou em mais duas horas o horário de atendimento à população socialmente vulnerável. O serviço está localizado na Rua José Cruz Ferreira Jorge, 32, na Vila Industrial, e funciona, agora, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Antes da mudança, o horário de atendimento era até 17h. Também foram criadas mais 80 vagas na Casa de Cidadania para abrigar as pessoas em situação de rua, além das 120 vagas já existentes no Samim.

Outras ações voltadas para a população em situação de rua foram o Mão Amiga, que promove a reinserção social por meio da qualificação profissional de pessoas em situação de rua; a operação Amigos no trecho, que identifica pessoas em situação de rua nas estradas, aborda, identifica e oferece acolhimento no albergue municipal; o Recâmbio de Migrantes, que garante o retorno seguro de pessoas socialmente vulneráveis a seus locais de origem; e o Consultório da Rua, que visa a atender a essa população, por meio de um veículo adaptado que percorre diversas áreas da cidade.

Os Centros POP Sares unidade 1 e unidade 2, os abrigos e as casas de passagem também seguem como alternativas para acolher pessoas em situação de vulnerabilidade a fim de que não fiquem expostas ao frio e chuvas. Essas casas ainda objetivam fornecer um espaço transitório de moradora para auxiliar no processo de saída das ruas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por