VANDALISMO

Câmara confirma ações contras vândalos

Campos Filho adiou para os próximos dias o valor do prejuízo aos cofres públicos provocado por manifestantes

Da Redação
correiopontocom@rac.com.br
08/08/2013 às 17:59.
Atualizado em 25/04/2022 às 06:02
Presidente da Câmara, Campos Filho, considerou ato como antidemocrático ( Dominique Torquato/AAN)

Presidente da Câmara, Campos Filho, considerou ato como antidemocrático ( Dominique Torquato/AAN)

Em nota oficial divulgada no início da tarde desta quinta-feira (8), o presidente da Câmara de Campinas, vereador Campos Filho (DEM), confirmou que ingressará com ações indenizatórias contra os manifestantes que invadiram o Plenário do legislativo. Na noite de quarta-feira (7), um grupo de 200 manifestantes da Frente Contra o Aumento da Passagem, formada por vários movimentos, permanecera  no local por mais de seis horas e provocaram uma onda de destruição. O balanço dos prejuízos estava previsto para hoje, mas de acordo com a nota só será possível nos próximos dias.

De acordo com o presidente, as ações serão movidas contra todas as pessoas detidas pela Polícia Militar (PM),  identificadas no 4º Distrito Policial, para onde 138 pessoas foram levadas nesta madrugada.  Os manifestantes reivindicavam melhorias no transporte público da cidade e pediam esclarecimento sobre o caso do pedreiro Amarildo, desaparecido no Rio de Janeiro após ter sido levado por policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha. 

“Assim que a Polícia Civil proceder a investigação e pedir o indiciamento dos vândalos, a Câmara vai ingressar com uma ação pedindo uma indenização pelos danos causados”, disse o presidente. Imagens gravadas pela TV Legislativa durante toda a ocupação já estão em posse da Polícia. O material será peça importante no trabalho de identificação e posterior responsabilização dos autores. “Nós vamos atrás deles e cada um terá de pagar pelos prejuízos causados, disso podem ter certeza”, acrescentou.

Depois de cinco tentativas de acordo, a Polícia Militar entrou no Plenário e retirou os manifestantes, que foram levados para a delegacia em dois ônibus onde foram identificados em liberados em seguida, muitos deles já na manhã desta quinta-feira.

Foram quebradas mesas, cadeiras, portas foram danificadas, assim como peças do mobiliário. Os invasores também quebraram microfones, câmeras; arrancaram cabos e conectores, destruíram placas com os símbolos da Câmara, vandalizaram a tribuna e profanaram as bandeiras do Brasil, São Paulo e de Campinas.

“Movimentos como esses ferem a democracia e nós não vamos tolerar esse tipo de coisa. Se esses vândalos voltarem a ameaçar os trabalhos da Câmara, não teremos a menor dúvida em chamar de novo a PM,” disse o presidente.

Campos Filho disse que vai empreender todos os esforços para garantir a realização da próxima sessão ordinária, marcada para a próxima segunda-feira. “Se for o caso, vamos colocar gente trabalhando todo o final de semana, para garantir que a Casa possa ser aberta e a sessão ser realizada”, afirmou. 

Veja também

Veja imagens de vandalismo em invasão na Câmara de Campinas Vídeo mostra atos de depredação cometidos por manifestantes nesta quarta Ato foi antidemocrático, diz presidente da Câmara Legislativo faz mutirão de limpeza e contabiliza os prejuízos provocados pela invasão na quarta-feira Polícia libera 138 detidos durante protesto na Câmara Alguns ativistas que estavam mascarados quebraram cadeiras, mesas e picharam paredes

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por