Programação dos blocos (Correio Popular)
Os foliões de Campinas já podem tirar a fantasia do armário porque hoje a cidade conta com desfiles dos blocos de rua, dando largada à festa mais famosa do País. A Prefeitura também iniciou a montagem da estrutura na Avenida Ruy de Almeida Barbosa (na saída Túnel Joá Penteado), na Vila Industrial, onde acontecem os desfiles das escolas de samba, na segunda e terça-feiras. Banheiros químicos já foram instalados e as arquibancadas começaram as ser montadas.
As escolas de samba também correm contra o tempo para finalizar as fantasias dos foliões e os carros alegóricos para dar tempo de sair na avenida. Reportagem publicada pelo Correio, no último dia 25, quando faltavam 15 dias para o Carnaval, mostrou que as escolas ainda estavam no início dos preparativos das alegorias. O atraso, segundo os representantes, foi justificado pela demora da Prefeitura de Campinas em repassar a verba para as agremiações. Eles garantem, porém, que não deixarão de sair na avenida, apesar do pouco tempo.
Os blocos de Carnaval complementam a programação este ano, que será mais enxuta de atrações contratadas pela Prefeitura, como o trio elétrico que mais atraiu pessoas em anos anteriores.
Os grupos iniciam a festa em dois pontos da cidade: Barão Geraldo, com os blocos Berra Vaca e Maracatu-Maracatucá; além do Afoxé, na Vila Padre Manoel da Nóbrega. O coordenador do Berra Vaca, Inácio Azevedo, afirma que o grupo está animado para o Carnaval deste ano, apesar de já terem desfilado no último sábado. Ele afirma que o bloco chega a arrastar cerca de 3 mil pessoas. O grupo desfila em Barão Geraldo desde 2000 e é um dos mais tradicionais do distrito.
A programação com os blocos de rua começa hoje e vai até o último dia de Carnaval. Os blocos desfilam, além de Barão, nos distritos de Nova Aparecida, Joaquim Egídio e Sousas, e em bairros como Cambuí, Taquaral, Monte Cristo, Vila Padre Manoel da Nóbrega, entre outros.
Clubes
Os clubes Ponte Preta, Bonfim e Sociedade Hípica de Campinas conseguiram regularizar ontem a situação na Prefeitura, que havia considerado os locais irregulares, tendo em vista a questão da segurança, e quase colocou a programação de Carnaval em xeque. Dos três, somente o Bonfim não possui atividades no Carnaval.
Ainda estão em situação indefinida o Clube Semanal de Cultura Artística, que tem programação de Carnaval; a Abresc, Andorinha Parque Clube, Associação Atlética Banco do Brasil, Clube Concórdia e Clube Nipo-Campinas. O Clube do Jardim Aurélia encerrou as atividades, mas a Prefeitura vai fiscalizar o novo local onde funciona.
Trânsito
A Emdec vai disponibilizar ônibus extras, os corujões, para garantir a volta dos foliões para a casa durante madrugada no Carnaval.