Beneficência Portuguesa é um dos cinco hospitais da região que serão agraciados hoje com o prêmio da Organização Nacional de Acreditação (Alessandro Torres)
O Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas receberá hoje, dia 28 de novembro, em São Paulo, o "Prêmio Destaque da Acreditação". A homenagem é da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que celebra 25 anos de atuação na promoção da segurança na saúde primária no Brasil. O prêmio - espécie de selo de qualidade - é dado às organizações acreditadas de forma ininterrupta há 15 anos ou mais que buscam construir um futuro melhor para a saúde no Brasil, beneficiando pacientes com processos organizados, redução de erros nos atendimentos e fortalecimento da segurança ao paciente.
Em todo o país, o “Prêmio Destaque da Acreditação” será dado para 74 instituições de saúde. Na região de Campinas e Valinhos, 28 estabelecimentos são acreditadas pela ONA. Entre eles, cinco, incluindo o Hospital Beneficência Portuguesa, receberão o prêmio hoje: Hospital Maternidade de Campinas, Hospital Madre Theodora e Fundação Centro Médico, de Campinas, e a Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Valinhos.
“Estamos há bastante tempo nessa caminhada junto à ONA, num processo que nos orgulha muito e tem ajudado a qualificação de todo o nosso hospital, principalmente na segurança que conseguimos oferecer no atendimento aos pacientes. Somos uma entidade filantrópica e imprimimos muita responsabilidade nos nossos serviços. Esta é uma vitória de todo nosso corpo clínico e de nossos colaborares”, disse Claudio Amatte, presidente da Diretoria Executiva da Beneficência Portuguesa de Campinas.
“É com grande satisfação que celebramos o Prêmio Destaque da Acreditação, uma homenagem especial às organizações que estão conosco há mais de 15 anos de forma ininterrupta. Este prêmio não é apenas um reconhecimento, mas uma celebração do compromisso, da resiliência e do trabalho incansável dessas instituições em prol da qualidade e segurança na saúde. Ao longo desses anos, essas organizações demonstraram, dia após dia, que a melhoria contínua não é apenas uma meta, mas um valor que guia suas práticas e ações. Elas enfrentaram desafios, inovaram, superaram barreiras e se mantiveram firmes na missão de oferecer o melhor cuidado possível aos pacientes”, ressaltou Gilvane Lolato, gerente de Operações da ONA.
“Para a ONA, é um privilégio contar com parceiros tão comprometidos, que não apenas atendem aos padrões de excelência, mas ajudam a elevá-los continuamente. Este prêmio é uma forma de reconhecer o impacto positivo dessas instituições na saúde do nosso país e de reafirmar nosso compromisso conjunto com a transformação e a qualidade. Juntos, seguimos fortalecendo o cuidado ao paciente e aprimorando os serviços de saúde no Brasil”, completou a gerente.
A ONA é uma entidade sem fins lucrativos, responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde 1999, trabalha para que as instituições no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente. A ONA certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, tendo como foco principal a segurança do paciente.
Mais de 80% das instituições acreditadas no país atualmente adotam os padrões ONA. Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá, de acordo com informações da entidade.
CENÁRIO DA ACREDITAÇÃO
No Brasil, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), existem aproximadamente 380 mil organizações de saúde, das quais 1.945 são acreditadas. A ONA é responsável por 72,1% desse mercado, totalizando mais de 1,4 mil organizações de saúde acreditadas, incluindo mais de 430 hospitais.
A distribuição das organizações acreditadas pela ONA é diversificada: 68,4% são de gestão privada, 22,2% de gestão pública, 8,3% de gestão filantrópica, e 0,1% de gestão militar. Entre as entidades filantrópicas, 79 possuem certificação, sendo 53 delas hospitais, o que demonstra o empenho dessas instituições em oferecer assistência segura e de qualidade. Regionalmente, 61% das instituições acreditadas estão concentradas no Sudeste.
HISTÓRICO
A Beneficência Portuguesa de Campinas foi fundada em 20 de julho de 1873. São 151 anos de história a serviço de Campinas. Atualmente, possui 40 leitos de UTI, 5 salas cirúrgicas e 136 leitos fixos. Mensalmente, são cerca de 520 internações, 550 cirurgias e 7 mil pacientes no Pronto Atendimento. O convênio com o SUS mantém 50 leitos no total (sendo 20 de UTI adulto e 30 leitos de Clínica Médica). No ambulatorial, o Hospital possui raio-x, tomografia, ultrassom e hemodiálise. A Beneficência é o hospital de referência do plano Saúde Beneficência, que possui cerca de 80 mil vidas.