FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA

Av. Ruy Rodriguez terá novo radar a partir desta segunda-feira

Equipamento foi instalado no cruzamento com a Av. Prof. Maria Julieta Godoi Cartezani

Da Redação
17/03/2024 às 11:21.
Atualizado em 18/03/2024 às 09:44
Radar foi remanejado do cruzamento entre as avenidas Guilherme Campos e Wagner Samara, que atualmente está com índices estáveis de segurança viária; Ruy Rodriguez foi a via que recebeu mais pedidos, por parte da população, para a implantação de radares (Kamá Ribeiro)

Radar foi remanejado do cruzamento entre as avenidas Guilherme Campos e Wagner Samara, que atualmente está com índices estáveis de segurança viária; Ruy Rodriguez foi a via que recebeu mais pedidos, por parte da população, para a implantação de radares (Kamá Ribeiro)

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) confirmou o inicio da operação de um equipamento de fiscalização eletrônica na Avenida Ruy Rodriguez, no cruzamento com a Avenida Professora Maria Julieta Godoi Cartezani, no bairro Vila Palácios, região do distrito do Ouro Verde. O radar entra em operação a partir de segunda-feira, 18 de março, e foi instalado no sentido bairro – Centro da via. Em 2023, a Avenida Ruy Rodriguez foi a que teve mais pedidos de implantação de radares, feitos pela população, para a Emdec.

O novo radar fiscalizará o avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e limite máximo de velocidade, regulamentado em 50 km/h. O local está devidamente sinalizado e recebeu faixa informativa alertando os condutores sobre a presença do radar e início da fiscalização. A comunicação sobre o novo equipamento na via ocorre desde o início de março.

O radar que entra em operação foi remanejado do cruzamento das avenidas Guilherme Campos com Wagner Samara, que está com índices estáveis de segurança viária. Com isso, Campinas continua com 144 pontos de fiscalização eletrônica nas ruas e avenidas.

OBJETIVO

O principal objetivo da fiscalização eletrônica é garantir o cumprimento das regras de trânsito fundamentais à segurança viária, principalmente em relação ao respeito ao semáforo vermelho, ao limite máximo de velocidade e durante a travessia de pessoas. O trecho onde está o equipamento recebe grande fluxo de veículos e pedestres.

Na região, estudos técnicos da Emdec apontaram alto índice de desrespeito à sinalização semafórica (avanço do sinal vermelho), prática de excesso de velocidade, travessia de alunos da Escola Estadual Dr. Antônio Pires Barbosa, travessia de usuários do transporte público coletivo, área próxima a ponto de parada de ônibus e alto risco de atropelamento.

O cruzamento das vias Ruy Rodriguez com Professora Maria Julieta de Godoi Cartezani e Joaquim Lacerca Coelho está na 48ª posição no ranking de pontos críticos levantados pela Emdec, que classifica os locais de sinistros (acidentes de trânsitos) por Unidade de Padrão de Severidade (UPS). Os dados, que constam no Boletim Mensal Informativo de Óbitos no Trânsito, se referem ao acumulado de 2018 até dezembro de 2023. 

No período mencionado, foram 31 ocorrências de trânsito no local, sendo 13 acidentes sem vítima, 16 acidentes com vítima não fatal e dois atropelamentos sem mortes.

BLOQUEIOS DE VIAS

Quem costuma circular pelas regiões do Taquaral e da Vila Costa e Silva precisa redobrar a atenção na próxima semana. A Emdec bloqueará totalmente duas vias, de segunda, 18 de março, a quarta-feira, dia 20, durante o dia. Ou seja, os trechos ficam liberados à noite e no início da manhã.

Na Vila Costa e Silva, a Rua dos Aimorés será interditada em trecho entre as ruas dos Ibituranas e dos Guatás para trabalho de remanejamento de emissário. A ação será realizada pela Sanasa. A ação acontecerá de segunda a quarta, sempre das 8h30 às 17h. Para desviar durante a interdição, a Emdec indica a Rua dos Ibituranas, dos Aratãs e dos Guatás.

Já no Jardim São Rafael, na região do Taquaral, o bloqueio acontece no sentido Centro-bairro da Rua Araraquara, entre a Rua Ary Barroso e a Rua Araguaçu. A interdição também será de segunda a quarta, mas com início mais cedo: das 8h às 17h.

O desvio recomendado será pelas ruas Ary Barroso e Araguaçu. No local, será realizada uma troca de ramais, sob responsabilidade da empresa Cadre e da Sanasa. Agentes da mobilidade urbana monitorarão as duas regiões para garantir a fluidez e a segurança viária.

Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Emdec pelos canais do Fale Conosco: pelo telefone 118; através do site portal.emdec.com.br/faleconosco; no aplicativo Emdec, disponível no Google Play e na App Store; pelo chatbot da Emdec, na página inicial www.emdec.com.br; ou via WhatsApp (19 3731-2910). Este número também funciona como opção ao 118 para quem liga de outra cidade ou DDD.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por