A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) multou em R$ 2,8 milhões a empresa americana Centurion Cargo por ter travado a única pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. O cargueiro bloqueou a pista por 45 horas e paralisou as operações de todo o terminal entre sábado passado e a noite de segunda-feira.
De acordo com a agência, a empresa ainda pode ter suspensa a sua autorização de voo. A Infraero, em conjunto com a Advocacia Geral da União (AGU), também prepara uma ação indenizatória contra a norte-americana de cerca de R$ 3 milhões. O pneu do lado esquerdo do MD-11, aeronave de 130 toneladas, estourou e fez a asa e a turbina baterem na pista. O acidente causou o cancelamento de 495 voos e prejudicou ao menos 40 mil passageiros.
O cargueiro só foi rebocado da pista na tarde de segunda-feira. Na madrugada de ontem, o avião foi retirado da pista de taxiamento após sofrer alguns reparos, incluindo a troca do trem de pouso para que ele pudesse ser deslocado. Ele está na área de galpões de armazenamento do terminal de cargas.
Na próxima semana, uma equipe de peritos americanos fará uma perícia detalhada para avaliar as condições do avião. De acordo com representantes da empresa, funcionários da Boeing, fabricante da aeronave, farão a vistoria, que deve levar semanas. “A avaliação é pedida pela seguradora da aeronave. O resultado será enviado à seguradora, que irá ver se compensa um conserto ou não. Às vezes, comprar um avião novo vale mais a pena do que trocar peças”, afirmou o diretor-geral da Centurion Cargo, Vanderlei Morelli.