Mais de 200 estudantes, crianças e adolescentes, de 9 a 16 anos, terão aulas práticas e teóricas de grafite profissional com o artista plástico Alexandre Filiagi
Escolas públicas de Mogi Mirim vão grafitar murais sobre Mata Atlântica e Empoderamento Feminino (Michelli Cristine Lucas)
Mogi Mirim vai ganhar mais cor durante o mês de maio. Entre os dias 15 e 18 de maio, alunos das escolas públicas E.E.Professor Ernani Calbucci e da EMEB Professora Maria Nilsen Oliveira Leite, no bairro Tucura, vão criar duas grandes obras de arte a céu aberto instruídos pelo artista plástico Alexandre Filiage, reconhecido internacionalmente pelas obras que retratam a fauna brasileira.
A ação social faz parte do Projeto Grafite, que tem como objetivo promover a democratização do acesso à cultura, lazer e entretenimento para a população infantojuvenil.
Nos dias 15 e 16, Filiage vai ministrar aulas teóricas e práticas de grafite profissional para cerca de 120 alunos de 12 a 16 anos da E.E.Professor Ernani Calbucci. Juntamente com o artista, os adolescentes irão criar um mural com retratos da fauna e flora brasileiras, inspiradas na Mata Atlântica.
Já dos dias 17 e 18, será a vez de aproximadamente 60 alunos de 9 a 10 anos da EMEB Professora Maria Nilsen Oliveira Leite participarem das aulas. No local, será criado um grande mural sobre, inspirado no tema “empoderamento feminino”. Cerca de 60 adolescentes da Ernani Calbucci também serão convidados para as pinturas do segundo mural.
De acordo com organizadores do projeto, equipamentos de segurança como máscaras, luvas e óculos serão entregues a todos os participantes para evitar a inalação de produtos químicos e protegê-los de qualquer situação que ofereça risco.
Oficinas de Grafite
As oficinas de artes plásticas incluirão aulas teóricas e práticas. Os participantes serão convidados a grafitar coletivamente e farão parte da construção de uma grande obra de arte.
As aulas incluem ensinamentos sobre: