ECONOMIA

Aumento do IPI derruba venda de veículos em Ribeirão

Comércio do setor amarga queda de 7,95% em fevereiro, de acordo com a Fenabrave; em relação a janeiro redução é ainda maior

Duda Pereira
eduardo.pereira@gazetaderibeirao.com.br
11/03/2013 às 14:31.
Atualizado em 26/04/2022 às 01:22

A venda de veículos novos em fevereiro em Ribeirão Preto apresentou queda de 7,95% na comparação com o mesmo mês de 2012, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (8) pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Foram 2.178 unidades comercializadas no mês passado, ante 2.366 em fevereiro do ano passado - diferença de 188.

Na comparação com janeiro, a queda é bem mais significativa. Foram 2.794 veículos vendidos no primeiro mês deste ano (-22%).

Das cinco categorias avaliadas pela Fenabrave, apenas os comerciais leves tiveram vendas melhores em fevereiro: + 5,69% (de 369 a 390). Já automóveis (- 3,14%), caminhões (- 21,43%), ônibus (- 100%) e motocicletas (- 21,45%) apresentaram números inferiores na comparação com fevereiro de 2012. No caso dos automóveis, o mercado apontou 1.202 unidades vendidas em fevereiro e 1.241 no mesmo mês do ano passado. Neste mesmo intervalo, a queda entre as motos foi de 704 para 553.

Para a concessionária Lance Fiat, na área central de Ribeirão Preto, no entanto, o segundo mês deste ano foi bastante positivo. A loja vendeu 140 carros 0km em fevereiro, 39 a mais que no mesmo mês de 2012. Em janeiro, a alta já tinha sido impressionante: 58, de 99 para 157.

De acordo com Luciano Henriques, gerente geral de vendas da Lance, a diminuição de 7,95% no mercado ribeirão-pretano pode ser considerada normal, devido ao aumento gradativo do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), que deve regressar ao seu patamar normal a partir de abril.

Sobre os altos números na loja onde trabalha, ele atribui a uma série de fatores. “Vender bem é resultado de uma série de fatores: produto de qualidade, propaganda forte, equipe bem preparada e motivada. Enfim, cada concessionária precisa trabalhar e ter sua receita para conseguir bons números”, afirmou.

MERCADO

Os números da Fenabrave apontam que em fevereiro de 2013 os carros da Volkswagen foram responsáveis por 18,53% do mercado ribeirão-pretano. Em seguida vieram Fiat (16,90%), GM (15,33%), Ford (13%), Honda (6,60%) e Hyundai (6,28%). Renault, Citroën, Toyota e Peugeot completam a lista das dez maiores.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo Correio PopularLogotipo Correio Popular
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por