Ir para o Exterior por meio de programas de intercâmbio para estar à frente no desenvolvimento de pesquisa, inovação e tecnologia, sempre foi o sonho de Luiz Fernando Pereira Bispo, estudante do 5º semestre do curso de Engenharia Florestal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).
Após se inscrever em programas de consórcios de universidades, tanto pela própria USP quanto pelo governo federal, o graduando acaba de ser contemplado com bolsa de estudos da Capes do Ciência sem Fronteiras (CsF), projeto do governo brasileiro que está oferecendo, até 2015, cerca de 101 mil bolsas de estudos para alunos das universidades brasileiras, de graduação, pós-graduação e pós-doutorado.
"É com muita felicidade e com profundo agradecimento à Esalq que informo que fui contemplado com graduação sanduíche para ficar um ano e meio na Austrália, em Sidney. Muitos estudantes da Esalq têm o sonho de um dia também conseguir ir para o exterior, mas acham que isso é impossível. Gostaria de divulgar minha conquista para que outros estudantes possam ter, pelo menos, a curiosidade de tentar se inscrever em programas de intercâmbio”, declarou o estudante ao dar o retorno de sua inscrição.
Em sua graduação, Bispo tem trabalhado como estagiário no laboratório de Movelaria e Resíduos Florestais (Laflor). Sob orientação da professora Adriana Nolasco, do Departamento de Ciências Florestais (LCF), o graduando desenvolve pesquisas com aproveitamento de resíduos florestais, ou seja, de poda de árvores urbanas e desbate para construção de móveis, instrumentos musicais e outros.
Paralelamente, no Grupo Florestal Monte Olimpo (GFMO) desenvolve trabalhos na Brigada Inventário Florestal e é bolsista do projeto social Florestas do Futuro. O Gemo é um grupo de estágio formado por estudantes de Engenharia Florestal, com ênfase nas áreas de Silvicultura, Manejo e Ambiência. A orientação é do professor Fernando Seixas, do LCF.
"Além disso, como faço Engenharia Florestal, o curso trabalha muito com florestas plantadas como, por exemplo, de eucalipto e de pinus. O eucalipto é nativo da Austrália, assim pretendo estudá-lo e ver como ele se desenvolve no país originário. Também pretendo estudar madeira porque gosto muito de Tecnologia da Madeira", complementa.
No segundo semestre deste ano, Bispo deverá estar na Austrália, pois suas aulas terão início dia 5 de agosto. Neste segundo semestre, o estudante frequentará aulas de inglês e, durante todo o ano de 2014, fará disciplinas da graduação.
Perfil
Filho único, Luiz Fernando Pereira Bispo é natural de São Paulo e tem 21 anos. Estudou somente em escola pública e formou-se, em 2009, no ensino médio, na Escola Estadual Fernão Dias Paes. Em 2010, fez cursinho preparatório para prestar o vestibular da Fivest. Em 2011, foi matriculado no curso de Engenharia Florestal na Esalq.