Num apartamento de dois dormitórios, localizado no bairro Glebas Califórnia, funciona (até onde se sabe!) o único fã-clube dedicado ao emblemático e milionário apresentador de televisão Silvio Santos. O impressionante acervo inclui centenas de fotografias, pôsteres, livros, revistas, jornais, discos e uma série de itens de memorabília que evocam o comunicador que, goste ou não, a partir dos anos 60 transformou o domingo da família brasileira. O santuário em homenagem ao empresário e dono do SBT - que num passado bem distante já foi camelô - foi criado pelo agente funerário Djalma Schiavi, 45 anos. Ele é o idealizador e diretor do pioneiro “Fã-clube do Silvio Santos”. “Ele é registrado em cartório desde 2001, tem CNPJ e tudo mais. Não é de fundo de quintal, não!”, avisa o fundador, que dirige o local juntamente com a esposa Dagmar Correr Schiavi, que atua como secretária, e amiga Júnia Gardenal Detoni, que é vice-presidente. O fã-clube possui cerca de 500 associados de todo o Brasil. E de acordo com o seu presidente recebe uma média de 300 a 400 visitantes por mês.Schiavi - que tem até o nome Silvio Santos cravado numa tatuagem em seu braço - diz que tem admiração pelo apresentador desde que era criança, quando não perdia uma exibição do programa Domingo no Parque. Mas o surgimento do fã-clube, no entanto, está ligado a um momento dramático: quando Silvio Santos foi vítima de sequestro, em 2001, caso que ganhou destaque e ampla cobertura nos meios de comunicação. Na ocasião, Schiavi saiu de Piracicaba e foi de táxi até a frente da casa do apresentador, no bairo do Morumbi, em São Paulo. “Fui prestar apoio moral, como fã”, conta. A corrida do táxi custou R$ 180, sendo que na época ele ganhava um salário de R$ 1.500. O fã deu entrevistas e ganhou notoriedade. E a partir daí decidiu criar a fã-clube.O ACERVOEntre os itens do fã-clube estão: 500 revistas, 300 vídeos (registros de programas e quadros diversos), 2 mil fotografias, 100 discos em vinil (compatos simples e LPs), caricaturas, relógios, canetas, canecas e chaveiros, entre tantos.No rol das muitas raridades vale destacar um conjunto de jogos como o Boa Noite Cinderela, dos anos 60, Sua Majestade o Dado e Só Compra Quem Tem, ambos da década de 70.Há também um álbum de fotografias - doado por uma senhora que residia no Lar dos Velhinhos - que, segundo Júnia, até o próprio Silvio Santos desconhece. “São fotos do casamento de uma das filhas dele, a Cintia Abravanel”, observa Júnia.Júnia, aliás, conta uma passagem peculiar envolvendo o apresentador em Piracicaba. “Ele e o Manoel da Nóbrega ficaram, algumas vezes, na pensão da minha mãe, ali na rua Tiradentes, 490. Isso foi lá nos anos 60. Minha mãe tinha loucura por ele e a gente passou a ter também”, afirma.Mas ela conta que, certa vez, se espantou com uma reação do ídolo. “Ele é meio nervosinho, uma vez me proibiu de fotografar durante o programa dele”, lembra.ITENS CURIOSOSQuem está na sala do fã-clube, encara um espelho no qual se lê “Silvio Santos o mago da televisão brasileira”. Mas nas paredes dali também é possível notar dezenas de quadros, com fotos, pinturas e caricaturas do ídolo televisivo.Curioso também é um bico de pneu, furtado há uns seis anos de um veículo do apresentador. “Era de um Vectra que o Silvio Santos tem até hoje”, conta Schiavi.Itens interessantes também são dois aviõezinhos (feitos com notas de R$ 10 e R$ 20) lançados durante o Topa Tudo Por Dinheiro ou no Programa Silvio Santos. Eles foram apanhados por Schiavi e Dagmar, que perderam as contas de quantas vezes foram às atrações comandadas por Silvio Santos. “Já fomos a uns 15 programas, entre eles o Topa Tudo por Dinheiro, Roda Roda, Gente que Brilha e Tentação”.SEDE CAMPESTREO “Fã-clube do Silvio Santos” tem até uma sede campestre, que funciona na chácara do casal. Ambientes ganharam nomes ligados ao ídolo. Lá tem o Quiosque do Roque, a Cozinha da Hebe, o Rancho do Luis Ricardo, a Piscina do Ratinho e os jardins do Lombardi e do Golias.ADESÃOPara ficar sócio do fã-clube é necessário o pagamento de R$ 60, quantia que dá direito a um kit contendo camiseta, carteirinha de sócio, adesivo, três fotos do Silvio Santos e um porta-chaves. O fã-clube não cobra mensalidade.“Falta uma entrevista em rede nacional, no SBT, para o fã-clube ganhar uma maior projeção”, comenta Schiavi. “Afinal, somos o único fã-clube do Silvio no Brasil e no mundo”, ele garante.Adesões e informações pelos telefones (19) 3371-2212 ou 99192-9399, ou pelo e-mail dcschiavi@ig.com.br