A Polícia Federal abriu na manhã desta sexta-feira, 9, duas operações em simultâneo no Aeroporto Internacional de São Paulo em Guarulhos, para prender sete investigados pelo tráfico internacional de 105 quilos de cocaína.
As ofensivas miram duas remessas diferentes, sendo que, em uma delas, 90 quilos da droga foram inseridos no porão de um avião que partiria para Lisboa. A aeronave acabou interceptada pela Receita em meio ao procedimento de decolagem.
Batizadas Matrioska e Vervanger II, as ofensivas vasculham ainda sete endereços em Guarulhos e São Paulo. A primeira mira em a apreensão dos 90 quilos de cocaína. Além de parar o avião na pista, o Fisco teve de descarregar toda a carga da aeronave para encontrar a droga.
Já a Operação Vervanger II, investiga a apreensão de uma mala com 15 quilos de cocaína que foi despachada por um passageiro que não embarcou em voo para a África do Sul.
As ofensivas foram abertas simultaneamente em razão da suspeita de que um dos investigados participou das duas tentativas de tráfico internacional de drogas.