O Itamaraty confirmou, em nota, que o ministro das Relações Exteriores vai chefiar a delegação brasileira na cúpula dos Brics, em Kazan, na Rússia. Como antecipou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), Vieira assumirá a função depois de o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, cancelar a viagem por orientação médica.
"O Ministro Mauro Vieira foi designado para chefiar a delegação brasileira que participará da cúpula dos BRICS, em Kazan, na Rússia. O Ministro embarca esta noite para participar da reunião. O Presidente Lula participará virtualmente da sessão de chefes de Estado dos países membros", informa o Itamaraty.
A comitiva brasileira também teve a baixa do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que decidiu ficar no Brasil.
Lula cancelou a viagem para Kazan, na Rússia, por uma orientação médica após um acidente doméstico no sábado.
Ele sofreu uma queda em casa e recebeu atendimento médico no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Ele deu entrada com "ferimento corto-contuso em região occipital".
Em virtude da queda, ele sofreu um ferimento na região da nuca e precisou de alguns pontos.
A equipe médica desaconselhou viagens aéreas de longa distância, mas o presidente se recupera em casa e está liberado para despachar normalmente do Palácio do Planalto ao longo da semana.