O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou em baixa a previsão para o desempenho da economia do Japão este ano e passou a esperar expansão marginalmente mais alta em 2025. Os números aparecem na atualização de outubro do relatório Perspectiva Econômica Mundial (WEO, na sigla em inglês), divulgada nesta terça-feira, 22.
Segundo o documento, o FMI cortou de 0,7% em julho para 0,3% a expansão projetada do Produto Interno Bruto (PIB) japonês em 2024, refletindo interrupções temporárias no fornecimento e desaparecimento de fatores pontuais que impulsionaram a atividade em 2023, como o aumento do turismo.
Para o ano que vem, a projeção foi ajustada de 1% para 1,1%, com o crescimento impulsionado pelo consumo do setor privado à medida que o crescimento dos salários reais se fortalece.
Reino Unido
Em relação ao Reino Unido, pelo contrário, prevê-se um crescimento do PIB mais robusto neste ano. A estimativa passou de 0,7% em julho para 1,1%.
O prognóstico para 2025 seguiu em 1,5%. A queda da inflação e da taxa de juros devem estimular a demanda na economia britânica, avaliou o FMI.