O São Paulo procura por um novo treinador para substituir Thiago Carpini, demitido do time nesta quinta-feira. O nome mais cotado é o do argentino Luis Zubeldía, de 43 anos, que está sem clube desde a saída da LDU em dezembro do ano passado.
Zubeldía chegou a ser consultado para assumir o São Paulo em janeiro, quando Dorival Júnior deixou a equipe para aceitar o convite da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e assumir a seleção brasileira. Na ocasião, o coordenador de futebol Muricy Ramalho falou sobre o assunto e afirmou que não houve entrevista com o argentino.
"Ele marcou, depois não queria conversar, foi muito rápido. Muita pose. 'Pode ser daqui dois dias, daqui três dias', e a gente louco no mercado para trazer um treinador. Você vai me desculpar, aqui é São Paulo, meu filho", disse Muricy à CNN em janeiro. Sem acordo com Zubeldía, o clube decidiu por Thiago Carpini.
Zubeldía conquistou a Copa Sul-Americana com a LDU em 2023. O time equatoriano bateu o Fortaleza nos pênaltis após empatar por 1 a 1 no tempo normal. Para avançar à decisão, a equipe de Quito eliminou justamente o São Paulo, em pleno Morumbi, também nas penalidades. Ele também foi o responsável por liderar a LDU ao título do Campeonato Equatoriano no ano passado.
O técnico argentino também acumula passagens por Lanús, Barcelona da Guayaquil, Racing, Cerro Porteño, além de um trabalho na Espanha, dirigindo o Alavés. Zubeldía teve de encerrar a carreira precocemente, aos 23 anos, por causa de uma grave lesão na perna. Em 2008, se tornou o treinador mais jovem da história da elite do futebol argentino, com apenas 27 anos.