Francesco Bagnaia fez jus à boa fase e venceu de ponta a ponta a etapa da Holanda de MotoGP. O atual bicampeão já havia feito o melhor tempo na sexta-feira, cravado a pole e ainda vencido a corrida sprint. A vitória neste domingo apenas confirmou o final de semana perfeito em Assen. Jorge Martín e Enea Bastianini completaram o pódio.
"Estou muito feliz, foi maravilhoso. Conseguimos manter o ritmo ao longo de todo o final de semana e conquistamos a corrida, que era o mais importante. Tenho que agradecer a todos, foi sensacional. Espero continuar assim", disse o italiano.
Em segundo, Jorge Martín acabou sendo punido após a corrida sprint por atrapalhar Raúl Fernández na classificação e foi obrigado a largar no quinto lugar. Mesmo assim, o espanhol se recuperou muito bem e fechou em segundo, não deixando Bagnaia diminuir ainda mais a diferença no Mundial de Pilotos, que caiu para 18 pontos - 171 a 153.
"Correr aqui foi muito divertido, ainda mais com a presença desta torcida. Infelizmente não consegui chegar no Bagnaia, mas dei o meu melhor e o resultado acabou sendo bom", afirmou Martín.
Neste domingo, Bagnaia fez novamente uma exibição perfeita e não deu espaço para os ataques de seus adversários. Apesar de ter herdado a segunda posição no grid, Maverick Viñales fez uma corrida discreta e perdeu posições preciosas na reta final. Com isso, acabou em sexto, atrás ainda de Marc Márquez e de Fabio Di Giannantonio.
Além da recuperação de Jorge Martín, que mostrou mais uma vez o motivo que o faz ser líder da temporada, Bastianini foi um dos destaques. Com uma exibição segura, ficou grudado com o pelotão de frente até o final, quando começou a ultrapassar um adversário atrás do outro para ficar com o pódio.
A corrida ainda marcou o desempenho perfeito de Bagnaia, que dominou de ponta a ponta, além de seis abandonos, de Joan Mir, Pedro Acosta, Marco Bezzecchi, Aleix Espargaró, Lorenzo Savadori e Alex Rins.
A MotoGP retorna no próximo final de semana para a etapa da Alemanha, com a corrida principal marcada para domingo, dia 7.
Confira a classificação da corrida da etapa da Holanda de MotoGP:
1.º - Francesco Bagnaia (ITA/Ducati), em 40min07s214
2.º - Jorge Martin (ESP/Pramac), a 3s676
3.º - Enea Bastianini (ITA/Ducati), a 7s073
4.º - Marc Marquez (ESP/Honda), a
5º - Fabio Di Gianantonio (ITA/Gresini), a 8s258
6.º - Maverick Viñales (ESP/Aprilia), a 8s299
7.º - Brad Binder (AFS/KTM), a 16s005
8.º - Alex Marquez (ESP/Gresini), a 21s095
9.º - Raúl Fernández (ESP/Trackhouse), a 22s368
10º - Franco Morbidelli (ITA/Yamaha), a 23s413
11.º - Jack Miller (AUS/KTM), a 24s004
12.º - Fabio Quartararo (FRA/Yamaha), a 24s057
13.º - Johann Zarco (FRA/Pramac), a 42s767
14.º - Augusto Fernández (ESP/KTN), a 42s871
15º - Miguel Oliveira (POR/Trackhouse), a 44s429
16.º - Takaaki Nakagami (JAP/LCR Honda), a 46s246
17.º - Luca Marini (ITA/VR46), a 1min10s937
Não completara: Pedro Acosta (ESP/Tech3), a Marco Bezzecchi (ITA/VR46), Joan Mir (ESP/Repsol Honda), Alex Rins (ESP/LCR Honda), Aleix Espargaró (ESP/Aprilia) e Lorenzo Savadori.