Concentração, memória, raciocínio e vocabulário. Esses são apenas alguns dos benefícios que a prática da leitura pode trazer para crianças e adolescentes. Entre os especialistas é consenso que ler desenvolve a criatividade e a imaginação, melhora a comunicação e o senso crítico e amplia a habilidade na escrita.
No Dia Nacional da Poesia, celebrado neste 31 de outubro em homenagem ao nascimento do poeta Carlos Drummond de Andrade, a Agência Brasil conversou com duas professoras de educação e literatura infantil para buscar dicas que ajudem pais e professores a incentivar o hábito da leitura em casa e nas salas de aula.
Professora Paula Janaína com alunos da educação inclusiva do Colégio Municipal Professora Ilka Meireles. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Notícias relacionadas:Valter Hugo Mãe participa de evento literário em Itabira.Lula assina regulamentação da Política Nacional de Leitura e Escrita .Itamar Vieira fala sobre importância do livro para formação do leitor.A professora da rede pública de Luziânia (GO) Paula Janaína destaca a importância da leitura na formação das crianças.
“A leitura é importante para o desenvolvimento cognitivo e incentiva a imaginação e criatividade das crianças, mas não é uma tarefa fácil”, afirmou.
Na avaliação da professora gaúcha Terezinha Juraci, especialista em literatura infantojuvenil e literatura africana, além da leitura em si, é importante engajar as crianças e os jovens em atividades que possam discutir e aprofundar o que foi lido.
“É importante que o professor envolva os alunos nas histórias sempre que se propuser a contá-las. Ele deve ler a história, examinar qual história ele quer, qual é o objetivo que quer, para que essa história tenha sucesso e que cause interesse nesses pequenos”.
Pequeno leitor na tenda da biblioteca, em evento voltado para as crianças na Flip - Tomaz Silva/Arquivo Agência Brasil
A educadora exemplifica destacando atividades interativas para praticar com os alunos, como a leitura dramatizada de textos, de forma com que as crianças interpretem os personagens, trabalhando as expressões e a socialização. Para ela, é importante que os alunos compartilhem com os colegas o que leram, o que entenderam e como se sentiram.
Veja abaixo dicas selecionadas pelas duas professoras e voltadas à família e aos docentes: Dicas para pais Promova ambientes aconchegantes para a leitura, com espaços e livros acessíveis ao alcance das crianças, como uma pequena biblioteca em casa Use audiolivros, procure contação de histórias em plataformas digitais, e tenha e-books; Permita que a criança manuseie os livros, como uma brincadeira gostosa; Leve a criança em locais que tenham contação de histórias, como shoppings e bibliotecas; Compre os livros com a criança deixando que ela escolha; Mostre para a criança que você também tem o hábito da leitura; Incentive a criança a recontar, escrever ou ilustrar as suas histórias; Leia para a criança mostrando as imagens, se puder usando vozes com entonações diferentes que prendem a atenção dos pequenos. Dicas para professores Proponha encontros interativos entre as crianças, pais e professores sobre as obras lidas; Incentive atividades lúdicas sobre as leituras feitas, como desenhos, pinturas, colagens, argila etc. Diversifique os gêneros literários (poesia, pequenos contos, fábulas, etc) Incentive a criação de histórias em quadrinhos; Visite bibliotecas para que os estudantes tenham a oportunidade de manusear os livros; Incentive projetos como cesta de livros ou mala da leitura.
*Estagiária sob supervisão de Juliana Cézar Nunes